O estudante Leonardo Paillo da Silva classificou para a 2ª fase da OBL, orientado pela Professora Drª Ana Paula Floriano, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Língua Inglesa.
Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial – COPESP, está na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL).
A Olimpíada Brasileira de Linguística – OBL acontece desde 2011, instigando seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas, sua intuição linguística e sua visão sobre os povos do mundo, a partir de uma abordagem interdisciplinar. O Brasil entrou nesse circuito em 2011, com a primeira edição da OBL. Desde então, ela acontece anualmente, unindo a interdisciplinaridade natural da linguística e a metodologia ativa dos problemas, introduzindo participantes de todas as partes do país a temas envolvendo línguas, linguagem, códigos, cultura e cognição humana.
A OBL é subdividida em três categorias: a Mirim, para estudantes do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental; Regular, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio; e Aberta, para quaisquer pessoas interessadas.
Essa Olimpíada é realizada em quatro etapas: online, em papel, Escola de Linguística e participação na Olimpíada Internacional, permitindo diferentes graus de envolvimento dos estudantes. Com a experiência das edições anteriores, a Olimpíada firmou-se como um fascinante instrumento de imersão multicultural, trazendo à luz diversos temas do mundo das línguas, da linguagem, dos códigos e da cognição humana.
O CEAM/AHS contou com a classificação do estudante Leonardo Paillo da Silva, para a 2ª fase da OBL, orientado pela Professora Drª Ana Paula Floriano, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Língua Inglesa.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane de Morais Fraulob, destaca que “a relevante participação do Centro na Olimpíada abrange além do saber comunicar-se, o envolvimento, o enriquecimento e a aprendizagem da Linguagem como a ligação essencial entre todas as disciplinas do conhecimento humano”.