Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

CEAM/AHS participa da elaboração do Livro “Altas Habilidades/Superdotação”

  • 21 jun 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, CEAM/AHS
  • Compartilhar:

O livro fornece as principais etapas para um efetivo atendimento ao estudante superdotado. Dos aspectos teóricos no campo da identificação e do atendimento desse estudante.

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP/SUPED/SED), participou da elaboração do Livro “Altas Habilidades/Superdotação: Instrumentais para identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum”, por meio da colaboração do capítulo “Avaliação do estudante com características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): O papel do professor especialista” publicado pela Editora CRV, em 2021, tendo como Autores e organizadoras: Carina Alexandra Rondini – Verônica Lima dos Reis (Orgs.).

Este livro fornece as principais etapas para um efetivo atendimento ao estudante superdotado. Dos aspectos teóricos no campo da identificação e do atendimento desse estudante. O livro traz modelos e exemplos, que ajudarão os leitores a colocar em prática um protocolo de identificação, atendimento e registro em sua escola, clínica, ou outro serviço educacional especializado ao superdotado. Nasceu à disposição de um curso de Especialização em Altas Habilidades/Superdotação, bem como a todos aqueles que buscam entender e atender, um estudante com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

Nesse contexto, a equipe técnica pedagógica do Centro, elaborou o capítulo 10, incumbindo-se de responder – Avaliar? Sinalizar? Identificar? Para quê? Quais instrumentos para avaliar a AH/SD? Após a avaliação da superdotação qual deve ser o encaminhamento do estudante? Esse capítulo ressalta o processo de identificação dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. As autoras ressaltam que esse processo deve ser realizado com a colaboração de uma equipe de avaliação, constituída por um Pedagogo e um Psicólogo, em um trabalho alinhado nas áreas, no que se refere aos aspectos cognitivos, criativos e emocionais, com base em critérios a serem observados, avaliados e compreendidos no contexto escolar.

A elaboração do capítulo contou com as autoras: gerente pedagógica Eliane De Fátima Alves Morais Fraulob, equipe técnica pedagógica: Ana Carla Formaggio Marques, Clara Lívia Azevedo Holland, Cynthia Garcia Oliveira, Danyelle Samaniego Vasconcelos, Elizandra Simões Barroso Teixeira, Marcela Luzio Ferreira Moquiuti, Norma Eliza Josefa Geraldi e Priscilla Basmage Lemos Drulis.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, destaca a gratidão pelo convite para participar dessa publicação, assim como toda a contribuição da equipe de Avaliação do CEAM/AHS. “Percebe-se mais que, o domínio de teorias e técnicas apresentadas, a grande experiência de vários anos avaliando nas escolas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul”, finaliza.

Últimas Notícias

  • Banda da EE Professor João Magiano Pinto abrilhanta desfile cívico de 7 de Setembro
  • EE São José realiza parceria com Pibid e prepara estudantes para Saeb 2025  
  • Prazo Aberto: Contribua com o Novo Currículo de Educação Digital em MS
  • EE Professor Henrique Ciryllo Corrêa abre sala sensorial para estudantes com TEA
  • E.E. Maria da Glória Muzzi Ferreira inova em Sociologia com sala de aula invertida
  • Estudantes da E.E. Professor Henrique Ciryllo Corrêa promovem ação de conscientização no Agosto Lilás
  • Mato Grosso do Sul participa de encontro nacional sobre Educação de Jovens e Adultos
  • Encontro “Nzopúne” 2025 fortalece identidade indígena por meio da música e da arte em Miranda
  • Talento de estudante sul-mato-grossense é destaque em concurso nacional da Rádio Câmara
  • Mato Grosso do Sul premia escolas públicas com melhores resultados em alfabetização
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital