Entre a segunda (3) e quarta-feira (5), a SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio do CEAME/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista), vinculado à COPESP (Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial) da SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais), realizará ações alusivas em razão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (2), para conscientizar e informar sobre os direitos sociais, educacionais e de trabalho para as pessoas com TEA (transtorno do espectro autista).

Entre as ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, episódio do SEDCast trata sobre a inclusão escolar de alunos com TEA.
O CEAME/TEA promoverá, na terça-feira (4), um encontro formativo aos professores que atuam no apoio pedagógico especializado a estudantes com TEA, onde será tratado sobre a temática em questão.
Além disso, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi lançado um episódio do SEDCast, o podcast da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, onde foi falado sobre a importância da inclusão escolar aos estudantes com autismo e da rede de apoio necessária para que a integração social do aluno autista de fato aconteça. Ouça aqui.
A esse respeito, as unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) recebem a matrícula de todos os estudantes com deficiência e contam com o apoio da equipe de especialistas em Educação Especial para assessorar o processo de inclusão escolar.
“A educação é literalmente transformadora na vida da pessoa com autismo, e a SED tem como pressuposto educacional que todo estudante tem direito à educação de qualidade, e os estudantes com TEA têm direito ao acesso, permanência e aprendizagem, assim como os demais, visto que eles são realmente muito especiais”, disse Maria José dos Santos, gerente pedagógica do CEAME/TEA.
CEAME/TEA
O CEAME/TEA tem como objetivo apoiar e subsidiar a formação do estudante com transtorno do espectro autista, respeitando as especificidades de cada um e priorizando o processo de ensino e aprendizagem. Isso se dá, pois para cada um desses alunos é feito o PEI (Plano Educacional Individualizado), instrumento que norteia a mediação pedagógica do professor e desenvolve os potenciais ainda não consolidados.
Para tanto, o Centro possui três núcleos de atendimento, sendo: Núcleo de Apoio Educacional, responsável por acompanhar, orientar e supervisionar o processo de escolarização dos estudantes com TEA na REE; Núcleo de Assessoramento Educacional, que promove uma formação à equipe pedagógica das escolas da REE e demais profissionais da educação especial envolvidos no processo de inclusão escolar do estudante com autismo; Núcleo de Pesquisa Educacional, o qual atua no desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo do Transtorno do Espectro Autista, na perspectiva de implementar programas e parcerias para disponibilização de material didático e recursos pedagógicos próprios para o TEA.
Criado em 2016, atualmente o CEAME/TEA conta com uma equipe de 15 especialistas em Educação Especial, mestres e mestrandos em Educação, os quais atuam no apoio e assessoria à inclusão de 966 estudantes com TEA matriculados e atendidos nas escolas da REE. Destes, Campo Grande e Dourados – respectivamente – atendem o maior número de estudantes com transtorno do espectro autista, tendo em vista o número populacional de ambas as cidades.
Texto: Thaís Davis, SED
Foto: Ricardo Agra, SED