Governo MS Transparência LGPD FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar – 2023
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

CEAME/TEA realiza semana alusiva em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  • 03 abr 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, CEAME/TEA
  • Compartilhar:

Entre a segunda (3) e quarta-feira (5), a SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio do CEAME/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista), vinculado à COPESP (Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial) da SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais), realizará ações alusivas em razão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (2), para conscientizar e informar sobre os direitos sociais, educacionais e de trabalho para as pessoas com TEA (transtorno do espectro autista).

Entre as ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, episódio do SEDCast trata sobre a inclusão escolar de alunos com TEA.

O CEAME/TEA promoverá, na terça-feira (4), um encontro formativo aos professores que atuam no apoio pedagógico especializado a estudantes com TEA, onde será tratado sobre a temática em questão. 

Além disso, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi lançado um episódio do SEDCast, o podcast da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, onde foi falado sobre a importância da inclusão escolar aos estudantes com autismo e da rede de apoio necessária para que a integração social do aluno autista de fato aconteça. Ouça aqui.

A esse respeito, as unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) recebem a matrícula de todos os estudantes com deficiência e contam com o apoio da equipe de especialistas em Educação Especial para assessorar o processo de inclusão escolar.

“A educação é literalmente transformadora na vida da pessoa com autismo, e a SED tem como pressuposto educacional que todo estudante tem direito à educação de qualidade, e os estudantes com TEA têm direito ao acesso, permanência e aprendizagem, assim como os demais, visto que eles são realmente muito especiais”, disse Maria José dos Santos, gerente pedagógica do CEAME/TEA.

CEAME/TEA

O CEAME/TEA tem como objetivo apoiar e subsidiar a formação do estudante com transtorno do espectro autista, respeitando as especificidades de cada um e priorizando o processo de ensino e aprendizagem. Isso se dá, pois para cada um desses alunos é feito o PEI (Plano Educacional Individualizado), instrumento que norteia a mediação pedagógica do professor e desenvolve os potenciais ainda não consolidados.

Para tanto, o Centro possui três núcleos de atendimento, sendo: Núcleo de Apoio Educacional, responsável por acompanhar, orientar e supervisionar o processo de escolarização dos estudantes com TEA na REE; Núcleo de Assessoramento Educacional, que promove uma formação à equipe pedagógica das escolas da REE e demais profissionais da educação especial envolvidos no processo de inclusão escolar do estudante com autismo; Núcleo de Pesquisa Educacional, o qual atua no desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo do Transtorno do Espectro Autista, na perspectiva de implementar programas e parcerias para disponibilização de material didático e recursos pedagógicos próprios para o TEA.

Criado em 2016, atualmente o CEAME/TEA conta com uma equipe de 15 especialistas em Educação Especial, mestres e mestrandos em Educação, os quais atuam no apoio e assessoria à inclusão de 966 estudantes com TEA matriculados e atendidos nas escolas da REE. Destes, Campo Grande e Dourados – respectivamente – atendem o maior número de estudantes com transtorno do espectro autista, tendo em vista o número populacional de ambas as cidades.

Texto: Thaís Davis, SED

Foto: Ricardo Agra, SED

Últimas Notícias

  • Estudantes do Itinerário Formativo em Agropecuária da EE José Pereira Lins realizam atividades extra classe
  • Visitas, desafios em sala e desenvolvimento de projetos movimentam EE 2 de Setembro, em Ladário
  • Em maio, estudantes da EE Presidente Tancredo Neves confeccionaram repelente natural e produziram xilogravuras
  • Estudantes do itinerário formativo em Agropecuária da EE José Pereira Lins participam da 57ª Expoagro
  • SED realiza formação continuada “Educação com equidade: a importância do diretor escolar”
  • Palestras sobre higiene bucal e alimentação saudável são promovidas aos estudantes da EE Profª Nair Palácio de Souza
  • “Semana do Brincar” é realizada com crianças do CEI ZEDU
  • EE João Ponce de Arruda vence JETS na modalidade de Tênis de Mesa
  • Junho iniciará com abertura de pré-matrícula para quatro cursos do Pronatec
  • Projeto “Círculo de Escuta: Formando para vida” é realizado na EE Fernando Corrêa
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº
Bloco V
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?
SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.