Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

CEEJA/MS de Dourados promove mesa redonda e projeto interdisciplinar

  • 05 maio 2025
  • Categorias:CEEJA
  • Compartilhar:

A mesa redonda teve como tema ‘Páscoa, arte e capitalismo’ e o projeto a temática“Estudos de temas relevantes e atuais e produção textual”

Os estudantes do CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados) realizaram duas ações pegdagógicas inclusivas, nos últimos dias, tratam-se da participação de uma mesa redonda com o tema “Páscoa, arte e capitalismo” e  do Projeto Interdisciplinar: Estudos de temas relevantes e atuais e produção textual”.

Atividade de mesa redonda do CEEJa abordou a Pascoa

Mesa redonda

Mediado pelos professores das áreas de Arte e Filosofia, a mesa redonda teve a temática “Páscoa, arte e capitalismo”, promovendo reflexões profundas sobre o significado da data a partir de diferentes perspectivas.

O encontro foi dividido em dois momentos principais, oferecendo aos alunos a oportunidade de compartilhar suas vivências pascais e refletir criticamente sobre os diversos sentidos atribuídos à celebração.

No primeiro momento, o foco esteve na simbologia cristã da Páscoa, com destaque para obras artísticas que expressam temas como fé, dor e recomeço. Entre os trabalhos analisados estavam A Última Ceia, de Leonardo da Vinci (1495–1498), Via Sacra, de Cândido Portinari (1953–1956), e Jesus no Morro, grafite do artista brasileiro Eduardo Kobra.

Já o segundo momento abordou a influência do capitalismo e da indústria cultural sobre o período pascal, com base nas ideias do filósofo Theodor Adorno. A discussão trouxe à tona o contraste entre o sentido religioso da data e seu esvaziamento simbólico diante do consumismo, especialmente com a comercialização de chocolates e outros produtos temáticos.

A participação ativa dos alunos e suas contribuições enriqueceram o debate, demonstrando o potencial de abordagens interdisciplinares para fomentar o pensamento crítico e a compreensão mais ampla de datas simbólicas como a Páscoa.


Projeto Interdisciplinar

O Projeto Interdisciplinar: Estudos de temas relevantes e atuais e produção textual teve início em 2021 e segue em 2025, envolvendo tanto os estudantes presenciais de Dourados quanto, de forma remota, os alunos dos oito polos atendidos pelo Centro Estadual de Jovens e Adultos de Dourados – Acesso ao Saber.

A proposta articula, de maneira interdisciplinar, as disciplinas de Arte, Língua Portuguesa, Matemática e História, explorando temas contemporâneos, pertinentes e de caráter transversal. Ao longo da execução do projeto, tem-se observado o crescente engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, o que evidencia o despertar de uma consciência cidadã crítica, pautada no exercício dos direitos e deveres, bem como no fortalecimento de uma formação integral.

No mês de abril, os estudantes da EJA participaram de uma aula interdisciplinar presencial — posteriormente disponibilizada em ambiente virtual para os demais pólos —, cujo foco foi o estudo da Inconfidência Mineira. A professora de História contextualizou o surgimento da atividade mineradora no Brasil no século XVIII, abordando as transformações políticas, sociais e econômicas do período colonial. Em seguida, a professora de Matemática analisou com os estudantes dados quantitativos sobre a exploração do ouro, como o volume extraído e o crescimento populacional nas regiões mineradoras. A aula também contemplou a leitura e interpretação de diferentes tipos de gráficos (barras, linhas, pizza e colunas), favorecendo a compreensão estatística do contexto histórico.


A professora de Arte, por sua vez, tratou do Barroco Brasileiro, com ênfase nas obras de Aleijadinho — nome artístico de Antônio Francisco Lisboa —, escultor, entalhador e arquiteto que atuou em Minas Gerais durante o período colonial. A abordagem evidenciou como os aspectos sociais, políticos e econômicos de uma época se refletem nas manifestações artísticas, reforçando a importância de compreender a arte como expressão da organização e dos valores de uma sociedade em determinado momento histórico.

O professor de Língua Portuguesa desenvolverá atividades voltadas à produção de textos dissertativos-argumentativos, enfatizando a construção de argumentos claros e coerentes, articulados ao contexto histórico e sociocultural explorado em outras disciplinas. Para isso, serão incentivadas a análise crítica de temas relevantes, o domínio da norma-padrão e o uso adequado de mecanismos de coesão e progressão temática. Como resultado, espera-se que os alunos não apenas aprimorem suas habilidades linguísticas, mas também desenvolvam consciência cidadã e capacidade de reflexão crítica.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

Últimas Notícias

  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
  • Unidades da REE de Dourados e Corumbá medem a circunferência da Terra em experimento conjunto
  • Literatura no Jardim: Estudantes Celebram a Leitura com Piquenique
  • Projeto AJA mobiliza estudantes da EE Maria Leite para o exercício da cidadania
  • Arraiá da Escola Estadual São José reúne comunidade em celebração cultural e festiva em Cassilândia
  • “Café com Carolina” mobiliza escola e comunidade em reflexão sobre literatura, desigualdade e identidade social
  • Tecnologia e Inovação em Sala de Aula: SED/MS e UFMS promovem oficina sobre Robótica Educacional com Micro:bit
  • EE Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenoo inaugura quadra poliesportiva e novas estruturas na Aldeia Lagoinha
  • Mostra Artística é realizada na EE Presidente Vargas
  • SED lança e-book “Práticas para a Educação de Estudantes com Deficiência Auditiva na REE/MS”
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital