A mesa redonda teve como tema ‘Páscoa, arte e capitalismo’ e o projeto a temática“Estudos de temas relevantes e atuais e produção textual”
Os estudantes do CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados) realizaram duas ações pegdagógicas inclusivas, nos últimos dias, tratam-se da participação de uma mesa redonda com o tema “Páscoa, arte e capitalismo” e do Projeto Interdisciplinar: Estudos de temas relevantes e atuais e produção textual”.
Mesa redonda
Mediado pelos professores das áreas de Arte e Filosofia, a mesa redonda teve a temática “Páscoa, arte e capitalismo”, promovendo reflexões profundas sobre o significado da data a partir de diferentes perspectivas.
O encontro foi dividido em dois momentos principais, oferecendo aos alunos a oportunidade de compartilhar suas vivências pascais e refletir criticamente sobre os diversos sentidos atribuídos à celebração.
No primeiro momento, o foco esteve na simbologia cristã da Páscoa, com destaque para obras artísticas que expressam temas como fé, dor e recomeço. Entre os trabalhos analisados estavam A Última Ceia, de Leonardo da Vinci (1495–1498), Via Sacra, de Cândido Portinari (1953–1956), e Jesus no Morro, grafite do artista brasileiro Eduardo Kobra.
Já o segundo momento abordou a influência do capitalismo e da indústria cultural sobre o período pascal, com base nas ideias do filósofo Theodor Adorno. A discussão trouxe à tona o contraste entre o sentido religioso da data e seu esvaziamento simbólico diante do consumismo, especialmente com a comercialização de chocolates e outros produtos temáticos.
A participação ativa dos alunos e suas contribuições enriqueceram o debate, demonstrando o potencial de abordagens interdisciplinares para fomentar o pensamento crítico e a compreensão mais ampla de datas simbólicas como a Páscoa.
Projeto Interdisciplinar
O Projeto Interdisciplinar: Estudos de temas relevantes e atuais e produção textual teve início em 2021 e segue em 2025, envolvendo tanto os estudantes presenciais de Dourados quanto, de forma remota, os alunos dos oito polos atendidos pelo Centro Estadual de Jovens e Adultos de Dourados – Acesso ao Saber.
A proposta articula, de maneira interdisciplinar, as disciplinas de Arte, Língua Portuguesa, Matemática e História, explorando temas contemporâneos, pertinentes e de caráter transversal. Ao longo da execução do projeto, tem-se observado o crescente engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, o que evidencia o despertar de uma consciência cidadã crítica, pautada no exercício dos direitos e deveres, bem como no fortalecimento de uma formação integral.
No mês de abril, os estudantes da EJA participaram de uma aula interdisciplinar presencial — posteriormente disponibilizada em ambiente virtual para os demais pólos —, cujo foco foi o estudo da Inconfidência Mineira. A professora de História contextualizou o surgimento da atividade mineradora no Brasil no século XVIII, abordando as transformações políticas, sociais e econômicas do período colonial. Em seguida, a professora de Matemática analisou com os estudantes dados quantitativos sobre a exploração do ouro, como o volume extraído e o crescimento populacional nas regiões mineradoras. A aula também contemplou a leitura e interpretação de diferentes tipos de gráficos (barras, linhas, pizza e colunas), favorecendo a compreensão estatística do contexto histórico.
A professora de Arte, por sua vez, tratou do Barroco Brasileiro, com ênfase nas obras de Aleijadinho — nome artístico de Antônio Francisco Lisboa —, escultor, entalhador e arquiteto que atuou em Minas Gerais durante o período colonial. A abordagem evidenciou como os aspectos sociais, políticos e econômicos de uma época se refletem nas manifestações artísticas, reforçando a importância de compreender a arte como expressão da organização e dos valores de uma sociedade em determinado momento histórico.
O professor de Língua Portuguesa desenvolverá atividades voltadas à produção de textos dissertativos-argumentativos, enfatizando a construção de argumentos claros e coerentes, articulados ao contexto histórico e sociocultural explorado em outras disciplinas. Para isso, serão incentivadas a análise crítica de temas relevantes, o domínio da norma-padrão e o uso adequado de mecanismos de coesão e progressão temática. Como resultado, espera-se que os alunos não apenas aprimorem suas habilidades linguísticas, mas também desenvolvam consciência cidadã e capacidade de reflexão crítica.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.