Objetivo é oportunizar conhecimento de tecnologias e estratégias que contribuem para ampliar habilidades funcionais, promover a comunicação e garantir a participação ativa de estudantes com deficiência nas atividades pedagógicas.
O Ceespi (Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva) realizou, nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2025, a abertura e apresentação oficial da Sala de Tecnologia Assistiva, espaço destinado a promover o conhecimento, a demonstração e a aplicabilidade de recursos que favorecem o desenvolvimento e a autonomia de estudantes com deficiência na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos profissionais da educação, a oportunidade de conhecer tecnologias e estratégias que contribuem para ampliar habilidades funcionais, promover a comunicação e garantir a participação ativa de estudantes com deficiência nas atividades pedagógicas.
Palestras
Durante os três dias, a programação contemplou palestras ministradas por especialistas da área, com explanação teórica e demonstração prática dos recursos de Tecnologia Assistiva, tais como softwares, dispositivos de comunicação alternativa, recursos ópticos e materiais adaptados. A programação contemplou diferentes públicos ao longo dos três dias.
No dia 12 de agosto, nos turnos matutino e vespertino, se fizeram presentes os diretores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais, que puderam aprofundar o papel da gestão escolar na implementação da Tecnologia Assistiva.
No dia 13 de agosto, também nos dois turnos, participaram professores que atuam nas SRM (Salas de Recursos Multifuncionais), tendo contato direto com os recursos disponíveis e discutindo estratégias para integrá-los às práticas pedagógicas.
Encerrando a programação, no dia 14 de agosto, no período matutino, representantes da Secretaria Estadual de Educação, dos Centros de Educação Especial e Instituições de Ensino Superior públicas e privadas estiveram presentes e puderam avaliar o potencial da sala para fomentar políticas públicas de inclusão. Ao todo, 152 pessoas participaram diretamente dessa ação.
Durante a abertura, a gerente pedagógica do Ceespi, Ângela Dias, destacou a relevância da iniciativa ao afirmar que “a Sala de Tecnologia Assistiva representa um espaço de aprendizagem e inspiração, onde professores, gestores e acadêmicos poderão visualizar, na prática, como esses recursos favorecem a autonomia dos estudantes e ampliam as possibilidades de inclusão educacional”.
A Sala de Tecnologia Assistiva do Ceespi passa a ser um espaço permanente, aberto para visitas previamente agendadas, de modo que profissionais e instituições possam continuar a conhecer e experimentar os recursos disponíveis.
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Estado de Educação com a educação especial inclusiva, garantindo oportunidades de formação e acesso a tecnologias que ampliem as possibilidades de aprendizagem e participação de todos os estudantes.
Para agendamento de visitas é só entrar em contato pelo telefone (67) 3314-1267.
Para obter mais informações sobre a Sala de Tecnologia Assistiva do CEESPI, acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1ZqSlqOifnRHKdlhJtT_vl_8RawpluP7W/view?usp=sharing
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo Ceespi.