O evento teve como foco central a educação ambiental, a formação cidadã e o desenvolvimento de competências científicas, sociais e emocionais.
A Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, em Campo Grande, realizou neste mês de julho a Semana do Meio Ambiente, integrando a FICMEB (Feira de Iniciação Científica). O evento, ancorado no Projeto Político-Pedagógico da escola, teve como foco central a educação ambiental, a formação cidadã e o desenvolvimento de competências científicas, sociais e emocionais.
A ação foi pensada como uma estratégia educativa para despertar, entre os estudantes, o senso de responsabilidade ecológica e o protagonismo científico. Alunos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio participaram ativamente da iniciativa, com o apoio de professores de diversas áreas do conhecimento, especialmente das Ciências da Natureza, Matemática e áreas técnicas.
Durante a semana, foram realizadas palestras, oficinas, exposições científicas, experimentos pedagógicos e o destaque do evento: o Desfile de Moda Sustentável, no qual os alunos apresentaram peças customizadas com materiais reaproveitados, reforçando o conceito de consumo consciente.
Os estudantes também desenvolveram e apresentaram artigos científicos e banners, com base em temáticas ambientais previamente definidas. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora com base em critérios como criatividade, coerência científica, aplicabilidade e impacto social.
A culminância do projeto aconteceu no dia 02 de julho, com exposições nos turnos matutino e vespertino. Já o desfile sustentável foi realizado no dia 04 de julho, encerrando o evento com entusiasmo e participação ativa de toda a comunidade escolar.
Como forma de reconhecimento, os melhores projetos foram premiados em três categorias: melhor exposição, melhor artigo/banner e melhor roupa sustentável.
Para o professor coordenador de Práticas Inovadoras (PCPI), Deividson de Deus Silva, a ação fortaleceu a proposta de educação integral, ampliando o repertório dos estudantes e integrando teoria e prática com impacto real no cotidiano escolar, “a FICMEB não é apenas uma feira de ciências; é uma construção coletiva de saberes que une pesquisa, criatividade e consciência ambiental. É uma semente plantada no presente, que certamente dará frutos no futuro”.
“A Semana do Meio Ambiente / FICMEB reafirma o compromisso da Escola Estadual Maria Elisa Bocayuva Corrêa da Costa com uma educação transformadora, democrática e sustentável, alinhada aos desafios contemporâneos da sociedade”, finaliza diretora Adriane Lopes Moreira Leão.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.