Alunos do Projeto AJA da Escola Vilmar Vieira Matos participam de atividade que alia Química, Biologia, Matemática e Empreendedorismo na produção de loção hidratante
Em Dourados, estudantes das turmas Avançado II-A e II-B da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos vivenciaram uma experiência inovadora no dia 27 de maio. Como parte do Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem), eles participaram de uma oficina de cosmetologia voltada à produção de loção hidratante, integrando teoria e prática com foco no desenvolvimento de competências científicas e empreendedoras.
A oficina foi conduzida pela professora Rosângela Maria Ferreira da Costa e Silva, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com a colaboração dos docentes Daniele Mignolo dos Santos e Heberth Juliano Vieira, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A ação contou ainda com o apoio da direção escolar, da equipe pedagógica do projeto AJA, da assessora Camila Garcia e da Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras Érica Cristina.
Durante a atividade, os alunos mergulharam no universo dos cosméticos, aplicando conhecimentos de Química para compreender processos como emulsificação e conservação, além de conceitos de Biologia sobre a pele e os benefícios dos ingredientes utilizados. A Matemática teve papel essencial nos cálculos de proporções e medidas, enquanto o Empreendedorismo foi explorado por meio da criação de rótulos, definição de custos e estratégias de venda.
“Considero tão importante quanto o conteúdo a percepção dos estudantes sobre a importância do aprender. A prática é um caminho para despertar os cientistas escondidos em cada um deles”, destacou a professora Rosângela. Ela ressaltou ainda o impacto positivo da atividade no interesse e no engajamento dos jovens.
Segundo o diretor da escola, Ivan Ferreira Pereira, a proposta teve dois objetivos centrais: “incentivar a pesquisa e fortalecer o protagonismo juvenil”.
Ao final da oficina, cada grupo apresentou sua própria loção hidratante com identidade visual personalizada, demonstrando não só domínio técnico, mas também criatividade e espírito empreendedor. A experiência reforçou a importância de metodologias ativas e integradoras no ensino médio, conectando a escola com as demandas do século XXI.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar