Prática educativa objetiva consolidar, por intermédio de um conjunto de atividades, a mensagem de que acolher, receber e aceitar as pessoas, é parte indissociável do projeto escolar.
Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Antonia Silveira Capilé, que oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”, localizada em Dourados, tem em seu modelo pedagógico, o acolhimento diário, que se tornou rotineiro na instituição de ensino.
Entre as acolhidas realizadas pela equipe, estão abordagem de diversos temas, como: Combate ao bullying, através das ações da prática de convivência, sustentabilidade, incentivo à leitura, setembro amarelo, momento cívico, tutoria, agosto lilás, dentre outros.
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Estudantes da EE Antonia Silveira Capilé, que fazem parte do programa “Escola da Autoria”, participam de diversas acolhidas do modelo pedagógico.
De acordo com a diretora Marisa Pereira dos Santos, o acolhimento é uma prática educativa “que objetiva consolidar, por intermédio de um conjunto de atividades, a mensagem de que acolher, receber e aceitar as pessoas, sejam elas os estudantes, a equipe escolar ou os pais e responsáveis, é parte indissociável do projeto escolar e elemento fundamental para o desenvolvimento de todo o processo educativo”, enfatiza.
O acolhimento é a “porta de entrada”, dessa forma inovadora de conceber a educação e de transformar a escola, a fim de criar condições essenciais para a realização da sua tarefa mais importante: o Projeto de Vida dos estudantes.
“Dessa forma, a escola que desenvolve o Modelo de Ensino em Tempo Integral há 04 anos, tem primado pela excelência de suas ações, e tem feito as acolhidas diárias pensando no desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes, onde é feito um cronograma estabelecendo a responsabilidade de cada membro da equipe frente à realização das acolhidas, envolvendo também os estudantes, para prática do protagonismo estudantil e também fortalecendo assim, uma das premissas do modelo que é a corresponsabilidade”, finaliza Marisa.