Prática educativa objetiva consolidar, por intermédio de um conjunto de atividades, a mensagem de que acolher, receber e aceitar as pessoas, é parte indissociável do projeto escolar.
Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Antonia Silveira Capilé, que oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”, localizada em Dourados, tem em seu modelo pedagógico, o acolhimento diário, que se tornou rotineiro na instituição de ensino.
Entre as acolhidas realizadas pela equipe, estão abordagem de diversos temas, como: Combate ao bullying, através das ações da prática de convivência, sustentabilidade, incentivo à leitura, setembro amarelo, momento cívico, tutoria, agosto lilás, dentre outros.

Estudantes da EE Antonia Silveira Capilé, que fazem parte do programa “Escola da Autoria”, participam de diversas acolhidas do modelo pedagógico.
De acordo com a diretora Marisa Pereira dos Santos, o acolhimento é uma prática educativa “que objetiva consolidar, por intermédio de um conjunto de atividades, a mensagem de que acolher, receber e aceitar as pessoas, sejam elas os estudantes, a equipe escolar ou os pais e responsáveis, é parte indissociável do projeto escolar e elemento fundamental para o desenvolvimento de todo o processo educativo”, enfatiza.
O acolhimento é a “porta de entrada”, dessa forma inovadora de conceber a educação e de transformar a escola, a fim de criar condições essenciais para a realização da sua tarefa mais importante: o Projeto de Vida dos estudantes.
“Dessa forma, a escola que desenvolve o Modelo de Ensino em Tempo Integral há 04 anos, tem primado pela excelência de suas ações, e tem feito as acolhidas diárias pensando no desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes, onde é feito um cronograma estabelecendo a responsabilidade de cada membro da equipe frente à realização das acolhidas, envolvendo também os estudantes, para prática do protagonismo estudantil e também fortalecendo assim, uma das premissas do modelo que é a corresponsabilidade”, finaliza Marisa.