Campo Grande (MS) – Fortalecer os vínculos entre a escola, a família e a segurança pública na prevenção de situações conflituosas na escola e no seu entorno é o principal objetivo do Programa Escola Forte, Família Segura, lançado pelo governador Reinaldo Azambuja nesta terça-feira (4), em Campo Grande. A solenidade, realizada na praça do bairro Estrela do Sul, em frente à Escola Estadual Dr. Arthur de Vasconcellos, foi acompanhada pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.
O Programa, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), contará com 20 policias e 5 viaturas exclusivas para a segurança escolar das unidades das redes de ensino Estadual e Municipal da Capital. “A integração da família com a escola é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades escolares, assim como é fundamental ter essa integração da sociedade com as forças policiais e a comunidade escolar para que tenhamos um ambiente de paz nas escolas”, destacou o governador.
Para Maria Cecilia, as escolas terão mais tranquilidade para desenvolver seu trabalho, com foco na aprendizagem. “Este é um objeto de consumo de todos os diretores. Às vezes, desviamos nosso foco para atender às questões fora da educação, então penso que este é um programa que dará segurança para os nossos professores e nossos diretores, que terão mais tranquilidade para desenvolver sua função, sua missão, que é a aprendizagem de todo os estudantes da educação infantil, do ensino fundamental I e II e do ensino médio”, explicou a secretária.
O diretor da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, Paulo Antonio Castaldelli, explica que a iniciativa é importante, principalmente para evitar problemas com drogas e assédio aos estudantes no entorno da escola. “Estou muito esperançoso que este grupo venha para nos ajudar. Acredito que a polícia acabará dentro da escola, se aproximando e ganhando a confiança dos estudantes e de seus familiares”, afirmou. “À noite é sempre perigoso, vou embora me sentindo inseguro. Estou com uma expectativa de que esta iniciativa seja muito boa para nós”, completou o estudante do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, Gabriel Felipe de Carvalho da Silva.
O Escola Segura, Família Forte foi selecionado entre os primeiros colocados, de 90 projetos latino-americanos inscritos, em uma convocatória internacional pela Corporação Andina de Fomento (CAF). Assim, Mato Grosso do Sul contará com consultoria gratuita de especialistas internacionais e das melhores universidades do País. A expectativa é garantir com esse apoio a eficácia do projeto e conquistar mais recursos para expandi-lo para o interior do Estado. Para seu desenvolvimento, o Programa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed).
A solenidade de lançamento foi acompanhada pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa; pelo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; pelo secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário Derbli; pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta; pela secretária municipal de Educação de Campo Grande, Ilza Matheus; pelos deputados estaduais Professor Rinaldo, João Grandão e Coronel Davi; e pelo vereador Lívio Leite.