Publicado em 07 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Os resultados aparecem no dia a dia com redução de conflitos e aumento da empatia no ambiente escolar
O respeito e a empatia estão no centro das relações dos estudantes do projeto “Violência? Bullying? Na Escola Não! E Nem em Outro Lugar”, e vem transformando o cotidiano das salas de aula, fortalecendo a sensação de pertencimento entre os alunos.
A iniciativa busca conscientizar sobre os impactos negativos do bullying, ativando um ambiente mais seguro e acolhedor na escola, conforme prevê o Programa de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying sob as Leis nº 13.185/2015 e 13.431/2017.
Com o engajamento dos professores, as turmas participam de palestras e atividades que tratam o tema de forma reflexiva e prática.
Entre as atividades estão peça de teatro, paródias, histórias em quadrinhos, murais e jogos educativos. Tudo com foco na empatia, na escuta ativa e no respeito mútuo.





Para a equipe pedagógica, o sucesso do projeto está na construção conjunta e na abertura de diálogos. “Mais do que falar sobre o bullying, queremos ensinar nossos estudantes a olhar o outro com mais simpatia e afinidade”, afirma a diretora Fabiana de Lima Souza.
Por isso, o projeto se tornou um processo constante com dinâmicas semanais sobre autoestima e convivência com acompanhamento para avaliar a evolução das atitudes e das interações em sala.
Professores relatam redução nos conflitos e melhoria no comportamento dos estudantes, especialmente nos intervalos e momentos de convivência coletiva.
A direção também observa diminuição nos encaminhamentos por indisciplina e nas ocorrências de suspensão e transferência.




O projeto é sobre conviver, compreender e valorizar as diferenças em uma cultura de paz que virou referência na Escola Estadual Dr. Arthur de Vasconcellos Dias, em Campo Grande.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar.