Apresentação fez parte de evento realizado na Escola do SUAS/MS Mariluce Bittar, com o objetivo de levar formação continuada aos professores da Primeira Infância.
Campo Grande (MS) – Um espaço dedicado para o aprimoramento de profissionais que atuam diretamente com a educação da Primeira Infância. Assim foi o evento realizado, na última quinta-feira (29.11), na Escola do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Mariluce Bittar, localizada no bairro Guanandi, em Campo Grande. Entre as palestrantes do evento, esteve a professora Luziette Amarilha, Coordenadora de Políticas para a Educação Infantil (COPEI) da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED).
A ação faz parte do Programa Primeira Infância no SUAS “Criança Feliz”, que tem como prioridade o atendimento às crianças de até três anos e integra ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura com o objetivo de oferecer às famílias mais informação e interação com suas crianças, identificando as oportunidades e os riscos para o desenvolvimento infantil.
Responsável pela palestra “Experiência de Lóczy: a afetividade como princípio”, que tem alguns aspectos fundamentais na Abordagem Pikler-Lóczy, a coordenadora da COPEI, professora Luziette também falou sobre a valorização do vínculo entre bebê e educadora (ou mãe), abordou questões acerca das atividades de cuidado com a criança e, ainda, a respeito do brincar livre, além de abordar as ações do Instituto Pikler e como surgiu o trabalho da médica pediatra Emmi Pikler na Hungria.
Por fim, a professora apresentou um vídeo sobre o trabalho realizado na instituição e, finalizando a palestra, os coordenadores e supervisores do Programa Primeira Infância no SUAS, acompanhados dos Gestores Municipais, realizaram algumas perguntas e relatos sobre a prática do cuidador de crianças em unidades de acolhimento.