Oficina utiliza do imenso repertório da música brasileira como ponto de partida para diálogos e reflexões com os estudantes.
Campo Grande (MS) – A Coordenadoria Regional de Educação (CRE3) – de Corumbá levou até as escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) jurisdicionadas, que oferecem o Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA-MS) a Oficina “Trechos e Textos”.
Esta oficina é ministrada pelo professor de História da REE, André Ramalho, que também é mestre em Estudos Fronteiriços, músico e autor do livro “Trechos e Textos”. A ideia do livro surgiu inicialmente através da página no Instagram @trechosetextosmus, em que o professor posta textos inspirados em trechos de músicas, discorrendo sobre diversas temáticas como: questionamentos e experiências, angústias e inconformismos, referência e visão de mundo.
“Não sei ser sem música, nem me lembro da vida sem ela, por isso, sempre que preciso entender como certa profundidade, recorro e ela sempre me socorre. E quando quis melhorar minhas propostas pedagógicas não podia ser diferente: mais uma vez a música foi meu argumento, minha essência e identidade”, afirmou o professor André Ramalho.
Ocupação literária
Os textos e trechos saíram do Instagram e das páginas do livro e ocuparam também as salas de aula. Os estudantes do Projeto AJA-MS das escolas estaduais Maria Leite e Leme do Prado, localizadas respectivamente em Corumbá e Ládário, puderam participar da Oficina, que utiliza do imenso repertório da música brasileira como ponto de partida para diálogos e reflexões com os estudantes.
Partindo de trechos de músicas, previamente selecionados, inicia-se um percurso que passa pelo autoconhecimento, pela ampliação do repertório cultural de todos os envolvidos, pela conexão de diferentes visões de mundo e tantas outras dimensões possíveis que se abrem no uso de uma metodologia ativa. Durante a Oficina o estudante é convidado a escolher e confeccionar o trecho de música da sua preferência, além de ter espaço para expressar as motivações de tal escolha.
“A CRE3 entende que esta Oficina promove um espaço de diálogo, em que através da música, o estudante se sente à vontade para se expressar sobre temáticas extremamente necessárias, como: autoconhecimento, autoestima e determinação. O resultado foi muito positivo, acredito que eles levaram para casa novas reflexões”, explicou a técnica pedagógica Evelyn Campos.
Alguns professores também puderam participar da Oficina e receberam do ministrante sugestões de atividades que podem ser realizadas em sala de aula, em que são utilizadas metodologias que incluem o repertório musical dos alunos como fonte de conhecimento e ponto de partida para o entendimento de diversos conteúdos.
“Através de pequenos trechos de músicas, aprendemos sobre respeito, porque devemos respeitar cada pessoa. Vejo que esta oficina trouxe esclarecimentos para todos os alunos participantes”, afirmou a estudante Samilly da E.E. Leme do Prado.