A Coordenadoria Regional de Educação 3 fez questão de comemorar essa data e celebrar a contribuição de Paulo Freire à educação brasileira.
Campo Grande (MS) – A Coordenadoria Regional de Educação (CRE3) – Corumbá e Ladário, em parceria com o município de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, SEMED, realizou na noite da última sexta-feira, 24 de setembro, o Sarau Literário em comemoração ao Centenário Paulo Freire, ação que encerrou o “Projeto de Paulo Freire”.
Paulo Freire
“Paulo Freire é um marco na educação brasileira. O centenário desse educador ilustra o desenvolvimento educacional no Brasil. A Coordenadoria Regional de Educação 3 fez questão de comemorar essa data e celebrar a contribuição de Paulo Freire à educação brasileira. Em diálogo com a Prefeitura Municipal de Corumbá, traçamos uma parceria para celebrar esse momento, elaboramos então o Projeto Centenário de Paulo Freire, que culminou com o Sarau desta noite”, explicou Patrícia Acioly, Coordenadora da CRE3.

Parceria entre CRE 3 e município de Corumbá, proporcionou ações alusivas aos 100 anos de Paulo Freire
As Escolas Estaduais Maria Helena Albaneze e Doutor João Leite de Barros, ambas situadas em Corumbá, realizaram durante todo o mês de setembro estudos voltados a Paulo Freire. As turmas do curso técnico Normal Médio dessas escolas realizaram durante o Sarau a apresentação de cartazes, músicas, teatro e paródias referentes ao ilustre aniversariante.
Sarau
O Sarau ocorreu na Escola Estadual Maria Helena Albaneze e reuniu estudantes e profissionais da área da educação da Prefeitura Municipal de Corumbá e das Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário. O evento contou com a participação de profissionais da educação inclusiva, que realizaram a tradução simultânea em Libras de todas as apresentações do Sarau.
A Escola se vestiu de Paulo Freire com cartazes, painéis, bolo alusivo e apresentações admiráveis, como a apresentação da estudante Franciele Gil Franco, 26 anos, cursista do técnico Normal Médio na Escola Estadual Dr João Leite de Barros, que interpretou a paródia da música “Tempos Modernos”.
“Participar deste projeto me deu a possibilidade de aprofundar meus conhecimentos sobre Paulo Freire , história de vida e suas ideologias, que foram tão importantes para o Brasil. Me sinto honrada de poder cantar em homenagem a esse ícone da educação”, afirmou a estudante Franciele.
A Secretaria Municipal de Corumbá realizou neste mês de setembro estudos sobre Paulo Freire nas escolas Municipais de Corumbá e na SEMED. O centenário de Paulo Freire, intitulado Histórias e Contribuições, teve como principal objetivo apresentar os aportes do pensamento freiriano no desenvolvimento da educação brasileira e o fomento na Rede Municipal por meio de leituras, citações das obras escritas pelo autor, debates, rodas de conversas com pesquisadores, exposições virtuais da vida e obra do autor, criando espaços de trocas e compartilhamento de experiências entre os docentes da Rede.
“Durante o desenvolvimento desse projeto em nossa Rede Municipal, em parceria com a rede Estadual, tivemos a oportunidade de construir, juntos, pontes de conhecimentos e afeto, tendo como foco o que nos ensina Paulo Freire, quando nos fala da leitura do mundo à emancipação dos povos. Não há dúvida de que Paulo Freire deu uma grande contribuição à educação para a justiça social e à concepção dialética da educação.”, concluiu a secretária adjunta de Educação Maria do Carmo Provenzano Arruda Brum.
Paulo Freire propõe que a educação seja um processo transformador, baseado no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. “Com muita alegria concluímos nossas ações de homenagem a Paulo Freire. Além do Sarau, a CRE3 realizou um concurso de redação com as Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário em homenagem a Paulo Freire. Acreditamos que por meio da integração e da autonomia é possível construir Projetos de Vida de sucesso”, concluiu Patrícia Acioly, coordenadora da CRE3
Colaborou: coordenadora pedagógica Camila Cavalcante.