O evento teve como temática “Oficina Integrada: Leitura, Fluência e Matemática com Olhar Avaliativo e Formativo (SAEB/SAEMS/CNCA)”
As articuladoras regionais da CRE-3, do Programa MS Alfabetiza e do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), Mishelly Ocuda e Aricelle Alvarenga, realizaram, no dia 12 de julho, uma oficina de formação destinada aos professores da rede estadual dos municípios de Corumbá e Ladário, com foco nas turmas do 5º ano.
O evento teve como tema “Oficina Integrada: Leitura, Fluência e Matemática com Olhar Avaliativo e Formativo (SAEB/SAEMS/CNCA)”, o momento de estudos contou com a participação dos docentes do projeto Aprendizagem em Ação.
A oficina visou trabalhar simulados de Matemática e Língua Portuguesa, além de promover a utilização de jogos pedagógicos como recursos de ensino, alinhados aos descritores e habilidades exigidos nas avaliações externas, como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS) e atividades alinhadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Durante a formação, os professores puderam explorar estratégias de ensino que fortalecem o aprendizado e a preparação dos estudantes para as avaliações, ao mesmo tempo em que integraram práticas lúdicas aos conteúdos pedagógicos.
A professora Renata Silva da Cruz, da EE Octacílio Faustino da Silva, do projeto Aprendizagem em Ação, pontuou que a oficina foi significativa para ela e contribuiu para o seu desenvolvimento profissional, “o que mais me marcou foi a possibilidade de esclarecer dúvidas, compartilhar vivências com colegas e aprender de maneira prática e acolhedora”, declarou Renata.
A professora regente da EE DR. Gabriel Vandoni de Barros, Flávia Batista dos Santos, também se entusiasmou com a oficina, “a formação foi ótima e muito produtiva. Nos ajudou a buscar novos caminhos para termos êxito nos resultados das avaliações e aprendizado dos alunos. O material ofertado para nós professores é muito bom e vai nos auxiliar nas aulas no segundo semestre”, pontuou Flávia.
A iniciativa da Oficina reafirma o compromisso com a melhoria contínua da qualidade de ensino, proporcionando aos docentes recursos eficazes para trabalhar com as habilidades avaliativas e estimular aprendizagem significativa em sala de aula.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.