Publicado em 09 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
A Arte como caminho de aprendizagem e mudanças de comportamentos
Promover igualdade racial e construir uma sociedade mais justa são compromissos que começam na escola por meio da arte, onde ações de conscientização revelam histórias e reflexões capazes de transformar comportamentos opressivos em reconhecimento.
Foi assim no 13º Momento Cultural – Cultura Afro-Brasileira, um projeto de aproximação da comunidade do debate sobre justiça social e consciência cidadã na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, em Arapuá, Três Lagoas.
Representatividade em cena
Pela intensa participação da comunidade, o evento foi considerado um dos mais marcantes de 2025.
A ação integrou diversas áreas do conhecimento e levou ao público exposições e produções que destacaram a riqueza histórica e forte herança africana no Brasil.
A abertura emocionou o público com o poema ‘Consciência Negra’, declamado pela estudante Vitória Andrade (6ºA). Em seguida, diferentes expressões artísticas tomaram conta da escola.




O 4º ano apresentou samba, capoeira, maculelê, coral, coreografias e declamações autorais – incluindo o poema ‘Coração do Pantanal’, de Estefany Cristina Costa Vitório, vencedora do Prêmio Tuiuiú de Literatura.
As turmas do 7º ano encenaram o teatro cantado ‘Cota não é esmola’, trazendo reflexões sobre racismo estrutural e políticas afirmativas.
Além das apresentações, o público interagiu com exposições sobre culinária, religião, música e artesanato.
Com infográficos, os alunos de Logística do Ensino Médio Técnico demonstraram o tamanho da representatividade negra nos espaços de liderança e os desafios do afroempreendedorismo no Brasil.


Circuito de debates culturais
As salas temáticas aprofundaram discussões essenciais:
• Ciência em Tom de Resistência – com cientistas negros que transformaram o mundo
• Sala de Jogos sobre Personalidades Negras – com aprendizagem lúdica
• Diversidade Religiosa – com valorização e combate à intolerância de religiões afrodescendentes
• Espaços dedicados ao estudo da violência urbana, protagonismo negro e trajetórias históricas




Educação que fortalece vínculos
O evento contou com participação da comunidade local, incluindo o prefeito Cassiano Maia, que visitou as salas temáticas e reconheceu o trabalho da escola.
A realização foi possível graças ao envolvimento da equipe escolar; o empenho dos professores, o planejamento criativo dos estudantes, mais a participação ativa das famílias.
A ação reafirmou o compromisso da EE Afonso Francisco Xavier Trannin com a Lei 10.639/2003 e com práticas pedagógicas que valorizam as relações étnico-raciais.
A diretora da escola, Márcia Mota de Castro, ressalta que “ formar estudantes conscientes revela pessoas mais preparadas para vencer os desafios do mundo”.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar