O LabCrie, visitando pelos estudantes, vem se consolidando como um espaço estratégico de apoio à formação docente e ao desenvolvimento de projetos pedagógicos com estudantes da rede pública
Os estudantes da Escola Estadual Vespasiano Martins, localizada no município de Campo Grande, participaram de uma série de visitas ao Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), realizadas nos dias 23, 25 e 27 de junho.
Implementado em Mato Grosso do Sul como parte de uma política nacional voltada à inovação na educação básica, o LabCrie vem se consolidando como um espaço estratégico de apoio à formação docente e ao desenvolvimento de projetos pedagógicos com estudantes da rede pública. O ambiente promove a cultura maker e estimula práticas educativas que fortalecem a autonomia, o protagonismo estudantil e a criatividade no processo de aprendizagem.
Robótica em Ação
A atividade foi uma ação pedagógica articulada pela professora coordenadora de Práticas Inovadoras (PCPI) Stephanie e pelos supervisores da Educação Profissional Giuliano Borges e Kassia Do Vale, em parceria com os professores do curso de Inteligência Artificial, Kallil, Leandro Vigo e Mônica Custódio. A atividade integrou o projeto desenvolvido na escola, “Robótica em Ação”, que é voltado à aplicação prática do Itinerário Formativo por meio da Cultura Maker.
Durante três dias, três turmas, do 1º e 2º ano do Ensino Médio Profissional, do curso de Inteligência Artificial, vivenciaram uma aula dinâmica que envolveu acolhida, apresentação do espaço, demonstração de projetos, montagem de robôs em grupo e socialização dos resultados.
A proposta teve como foco despertar o interesse dos estudantes pelas áreas de robótica, automação e inteligência artificial, estimulando o pensamento lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo juvenil.
A ação foi viabilizada em parceria com a COTED (Coordenadoria de Tecnologia Educacional), “demonstrando a importância de fortalecer os vínculos entre as escolas e os espaços de inovação tecnológica da rede pública, ampliando as possibilidades de engajamento dos estudantes e contribuindo para a construção de trajetórias formativas conectadas com os desafios e demandas do século XXI”, finaliza diretor Leossandro Carlos Adamiski.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.