As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 5 a 7 de agosto de 2025, por meio do link: https://forms.gle/WPsBsX9mk1Hxj7Eu8.
A SED (Secretaria de Estado de Educação) informa que estão abertas as inscrições para o curso “Práticas de Interpretação em Libras”, com carga horária de 40 horas, ofertado pelo CAS/MS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez).
Voltado a professores e demais interessados que desejam ampliar seus conhecimentos e desenvolver maior fluência na Língua Brasileira de Sinais (Libras), o curso será ministrado por professores surdos e ouvintes. As aulas abordarão aspectos teóricos, vocabulário e o uso de diferentes sinais em diversos contextos sociais, com ênfase no ambiente educacional.
O curso será ofertado na modalidade semipresencial para turmas de Campo Grande, com atividades no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), disponível em: https://saber.sed.ms.gov.br. Para os demais municípios do estado, o curso será realizado à distância, com encontros síncronos e atividades pelo AVA.
Para se inscrever, o candidato deve comprovar fluência em Libras e anexar um dos seguintes documentos:
- Certificado de conclusão do Curso de Libras – Nível IV (ou Avançado);
- Certificado do Curso Intensivo de Libras (CAS);
- Certificado de aprovação em Avaliação de Suficiência Linguística em Libras – Tradução/Interpretação (emitido pelo CAS ou por outras instituições oficiais), com validade de até três anos.
Também é necessário possuir uma conta de e-mail do Gmail ou edutec.sed.ms.gov.br (correio eletrônico exclusivo da rede estadual de ensino), que será utilizada para o envio e recebimento das atividades e demais comunicações do curso.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 5 a 7 de agosto de 2025, por meio do link: https://forms.gle/WPsBsX9mk1Hxj7Eu8.
A Coesp (Coordenadoria de Educação Especial), por meio do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) está à disposição para informações adicionais, se necessário, pelo telefone/WhatsApp (67) 3314-3713.
Adersino Junior, SED