Durante um ano, os estudantes do curso técnico em Comunicação Visual, oferecido pelo Pronatec na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, de Campo Grande, aprenderam diversos conceitos sobre a área do curso. Ao longo dos meses, as capacitações práticas fizeram com que a turma desenvolvesse um olhar mais criativo e profissional em relação a trabalhos relacionados à área de Comunicação.
Ao finalizar o último módulo, a escola pensou em algo que realmente pudesse colocar em prática aquilo que eles aprenderam durante o curso e assim foi lançado o Desafio da Pipoca, uma disputa entre dois grupos para criar um sabor de pipoca, nome para o produto, logomarca, slogan, estratégia de divulgação, identificação dos saquinhos de pipoca, convite para o lançamento e cartaz.
O evento movimentou toda a escola no período noturno e deixou estudantes, professores e funcionários curiosos para saber o que iria acontecer. Uma semana antes, os grupos agitaram o intervalo com cartazes e “panelaço”, criando ainda mais expectativa, de forma divertida e saudável.
Quando o grande momento chegou, os integrantes dos grupos, batizados de Apimentados e Popcheese, muniram-se de milho, panelas, temperos e animação para encararam a cozinha e vencer o desafio, além de montar barracas e distribuir saquinhos de pipocas para os colegas. Quem comia votava na mais gostosa.
Ao final, a equipe Apimentados recebeu 41 votos e a Popchesse, 39. A atividade foi muito mais que uma simples competição. Despertou nos estudantes a criatividade, trabalho em conjunto, organização, empreendedorismo, marketing de guerrilha e, é claro, todo o conhecimento adquirido durante esse um ano de ensino técnico relacionado à área de comunicação.