Atividades práticas também mobilizaram os moradores e comerciantes do entorno da Escola
Na terça-feira (6), cerca de 80 estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre João Greiner, localizada em Campo Grande, desenvolveram ações do projeto ‘O meio ambiente: iniciando novos hábitos’, que teve como objetivos desenvolver a consciência ambiental, promover o descarte correto de resíduos e incentivar a ação de práticas sustentáveis.
De acordo com o coordenador técnico Roberto Benitez, os alunos do 2º ano A elaboraram um panfleto com orientações sobre o descarte consciente de lixo e os 3Rs da sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, informativo que foi distribuído para a comunidade escolar e aos vizinhos da instituição de ensino.
“Com muita dedicação, os estudantes percorreram as ruas próximas a Escola compartilhando conhecimentos com moradores e comerciantes, incentivando-os a adotar hábitos sustentáveis no descarte de resíduos e na manutenção dos espaços. A equipe de limpeza da Escola foi reconhecida pelo seu trabalho e serviu de exemplo aos estudantes, que compreenderam a importância do trabalho em equipe e do cuidado com o ambiente em que vivem e estudam”, disse o coordenador Roberto Benitez.
Munidos de luvas e sacos de lixo, outra ação do projeto consistiu na coleta dos resíduos descartados de forma incorreta ao redor da Escola, tais como plásticos, papéis e até materiais mais volumosos. A atividade prática chamou a atenção de todos que passavam pelo local, despertando o interesse e a reflexão sobre a preservação ambiental e o descarte correto dos variados tipos de lixo.
Com o desenvolvimento do projeto “os estudantes buscaram sensibilizar e engajar a comunidade, destacando a necessidade de adotar práticas sustentáveis no dia a dia e, ao trabalhar em conjunto, alunos e a população puderam compreender que cada ação individual faz a diferença para a preservação do meio ambiente, fortalecendo assim o compromisso com um futuro mais limpo e saudável para todos”, concluiu o coordenador técnico Roberto Benitez.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo da EE Pe. João Greiner