As ações pedagógicas inclusivas promoveram criatividade, socialização, protagonismo juvenil, inovação e investigação científica.
A Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, que oferta Educação em tempo integral em Dourados, realizado nos últimos dias duas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se da tarde interativa com desfile criativo com estudantes do itinerário de Inteligência Artificial e da realização de mais uma edição da tradicional Feira de Ciências e Matemática
Desfile Criativo
Os estudantes do Ensino Médio do itinerário formativo de Inteligência Artificial participaram de uma atividade dinâmica e interativa, coordenada pela supervisora do curso Simone Maria Marques Alves, eles realizaram Desfile Criativo, que teve como objetivo promover a criatividade, a socialização e o protagonismo juvenil por meio de uma experiência lúdica e educativa.
Durante a tarde, os alunos foram convidados a usar a imaginação para se fantasiar e participar de um desfile, onde concorreram ao 1º lugar em uma competição criativa. A proposta incentivou a expressão individual, o trabalho em grupo e o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes, alinhando-se com os princípios da escola de tempo integral, que valoriza o desenvolvimento integral do aluno.
“A atividade proporcionou um momento de convivência, interação e criatividade entre os alunos. Foi uma oportunidade para que eles se expressassem livremente, se divertissem e desenvolvessem habilidades importantes para a vida pessoal e acadêmica”, destaca diretora Tarsila Ramos
Voltada especialmente para os alunos do Ensino Médio, a ação reforça o compromisso da escola com metodologias ativas e inovadoras, alinhadas às diretrizes do Novo Ensino Médio. O evento foi um sucesso entre os participantes, que demonstraram grande envolvimento e entusiasmo ao longo de toda a atividade.
Para a professora Simone, o momento representou “uma forma de trazer leveza ao processo de aprendizagem, aliando conhecimento, tecnologia e expressão cultural de forma divertida e significativa”.
A atividade faz parte de uma série de ações previstas no plano pedagógico do itinerário de Inteligência Artificial, que busca desenvolver competências digitais, pensamento crítico e habilidades socioemocionais por meio de propostas criativas e interdisciplinares.
Feira de Ciências e Matemática
A unidade escolar promoveu mais uma edição da Feira de Ciências e Matemática, envolvendo os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em uma rica jornada de aprendizado, investigação científica e criatividade.
Coordenado pelas professoras coordenadoras de áreas de Ciências da Natureza Adrielly Maia e Matemática Cristiane da Silva, o evento teve como objetivo estimular o pensamento crítico, a curiosidade e o protagonismo juvenil, por meio de experimentos, maquetes, jogos interativos e apresentações desenvolvidas pelos próprios alunos.
A feira contou com projetos inovadores que abordaram temas como sustentabilidade, química no cotidiano, robótica, estatística aplicada à realidade escolar, entre outros. Os estudantes foram incentivados a buscar soluções práticas para desafios do dia a dia, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma integrada e significativa.
De acordo com as coordenadoras das áreas, a feira representa “um espaço de valorização da ciência e da matemática como ferramentas de transformação social, além de incentivar a pesquisa e a capacidade investigativa dos alunos”
“É gratificante ver o quanto nossos estudantes se dedicaram à construção dos projetos e à apresentação das ideias com tanta responsabilidade e entusiasmo. A feira reforça o papel da escola como espaço de descoberta, inovação e troca de saberes”, enfatiza diretora Tarsila Ramos.
Aberta à comunidade escolar, a feira permitiu a circulação entre os estandes, onde os próprios estudantes atuaram como expositores, explicando conceitos, apresentando resultados e respondendo a perguntas dos visitantes. O momento também favoreceu a integração entre as diferentes turmas e estimulou a colaboração entre áreas do conhecimento.
A Feira de Ciências e Matemática da E.E. Rita Angelina Barbosa Silveira se consolida, assim, como uma iniciativa de destaque no calendário pedagógico da escola, fortalecendo o compromisso com uma educação pública de qualidade, conectada aos desafios do século XXI.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.