O mural apresenta expressões matemáticas, enigmas, charadas, quebra-cabeças e desafios de lógica que desafiam os estudantes a refletir, resolver problemas e explorar diferentes formas de raciocínio.
A Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca – Extensão Jamic, em Terenos, realizou ação pedagógica, por intermédio do mural “Matematicando”, com o objetivo de estimular o pensamento lógico, a criatividade e o interesse pela Matemática entre os estudantes do Ensino Médio, podendo também se estender aos alunos do Ensino Fundamental II.
O mural Matematicando é uma ação pedagógica desenvolvida e promovida pela coordenadora de área Aline Faria Rodrigues Borges e os estudantes Felipe Barreira do Santos, Izabelly Torres da Silva e Anny Karoline de Carvaho Franco do Ensino Médio.
Por meio de uma abordagem lúdica e interativa, o mural apresenta expressões matemáticas, enigmas, charadas, quebra-cabeças e desafios de lógica que desafiam os estudantes a refletir, resolver problemas e explorar diferentes formas de raciocínio.
Mais do que um espaço decorativo, o Matematicando funciona como uma ferramenta educativa dinâmica, despertando a curiosidade e incentivando a participação ativa dos alunos. A proposta valoriza o trabalho em equipe, o debate de ideias e o desenvolvimento do raciocínio crítico, mostrando que a Matemática vai além da sala de aula e pode ser divertida e envolvente.
A cada semana, novos desafios são apresentados no mural, promovendo a interação contínua, a superação de limites e o reforço de conteúdos de forma criativa e significativa. “O projeto busca, assim, transformar a experiência matemática dos estudantes, tornando-a mais acessível, atrativa e instigante”, finaliza diretor Clodoaldo Alves de Lima.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.