Ação visou conscientizar sobre a dengue, chukungunya e zika
Na terça-feira (25), com o objetivo de conscientizar os estudantes e a comunidade escolar da REE (Rede Estadual de Ensino) sobre a importância de agir para conter o avanço da dengue, chikungunya e zika, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a SED (Secretaria de Estado de Educação), promoveram o ‘Dia D de conscientização contra o mosquito da dengue’ com momentos de reflexão e atividades práticas.
Confira as ações desenvolvidas em algumas unidades escolares:
Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira:

EE Rita Angelina Barbosa Silveira promoveu o dia D com ações de conscientização e produção de repelente caseiro.
Situada em Dourados, os estudantes do Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira produziram um repelente natural utilizando a planta citronela.
Sob orientação da professora Erica Cristina da Silva, no primeiro momento foi tratado sobre a conceituação, sintomas e modos de prevenir a Dengue. Depois, foi iniciado o preparo do repelente com a extração do óleo essencial do capim citronela, etapa que teve oito dias de duração para que o extrato fosse filtrado e utilizado.
“Ao final da produção, os estudantes disseram gostar da temática e conseguiram entender a importância da prevenção e combate à Dengue, além de terem aprendido a como preparar um repelente natural em suas casas”, disse Erika Cristina da Silva, docente da EE Rita Angelina Barbosa Silveira.
Escola Estadual Professor Alício Araújo:
Também em Dourados, os estudantes da Escola Estadual Professor Alício Araújo realizaram uma acolhida interativa com perguntas e respostas referentes a casos de pacientes com dengue, chikungunya e zika e divulgaram um material disponibilizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município.
Sob orientação da professora de Intervenção Comunitária Claudia Ferreira de Souza, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio produziram cartazes sobre a dengue elencando as suas formas de prevenção e sintomas da doença, produções que foram afixadas no pátio da instituição de ensino para consulta dos demais alunos. “A conscientização sobre a dengue é de extrema importância, pois é um assunto que extrapola os muros da escola e reflete em toda a nossa sociedade”, disse a aluna Helen Jiuliane Morais.
Com o intuito de alcançar a comunidade escolar, trabalhar as competências atreladas à cultura digital e fazer uso de uma plataforma online de design, os estudantes do 3º do Ensino Médio, direcionados pela professora de Intervenção Comunitária Leila Almeida Barros e professora coordenadora de práticas inovadoras Valéria Sales Menezes, confeccionaram materiais para as redes sociais da Escola os quais trataram sobre o cuidado e prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Escola Estadual Miguel Sutil:
A Escola Estadual Miguel Sutil, localizada em Camapuã, promoveu uma série de ações para apresentar a campanha ‘Vença a dengue sem zum, zum, zum’ aos estudantes do Ensino Fundamental. Em parceria com a Secretaria de Saúde do município, o Grêmio Estudantil distribuiu panfletos informativos e alertou a comunidade sobre as formas de contágio, prevenção e tratamento da Dengue e a coordenação de Práticas Inovadoras organizou um painel decorativo com o tema do Dia D.
Em sala de aula, os alunos do 6º ano A trabalharam a oralidade ao apresentarem informações de doenças causadas pelo arbovírus. No pátio da Escola, os estudantes do 6º ano B realizaram a leitura do livro Combate à Dengue para identificar o mosquito transmissor e as formas de prevenção, momento que antecedeu uma roda de conversa.
Com o objetivo de eliminar a água armazenada que pode se tornar um possível criadouro do mosquito, o 7º ano C promoveu uma limpeza ao entorno da Escola, retirando plásticos, copos descartáveis e demais recipientes que possam acumular água, atividade que sucedeu uma aula dialogada sobre a importância de manter limpos os terremos e quintais. Por sua vez, na aula de Ciências da Natureza, os alunos do 9º ano produziram ilustrações do Aedes Aegypti.
Escola Estadual João Ponce de Arruda:
De acordo com a equipe gestora da Escola Estadual João Ponce de Arruda, localizada em Três Lagoas, em março e abril os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio desenvolveram ações da campanha ‘Vença a dengue sem zum, zum, zum’, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal do município e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), cujo culminância do projeto foi feita no dia ‘D’.
Os alunos do Clube de Iniciação Científica, sob orientação dos coordenadores Flávio Soares e Viviane Alves Garcia, observaram os estágios de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti através de amostras reais e analisaram dados estatísticos da doença em nosso Estado. Os estudantes do 7º ao 9º ano, com o direcionamento da docente de Língua Inglesa Camila Camargo Lins estudaram o conceito de dengue, os sintomas, sinais de alerta, prevenção, controle, tratamento, e na língua estrangeira, fizeram panfletos de conscientização.
Orientados pela professora de Arte Joelma Belau Minin, os estudantes dos 7º e 8º anos confeccionaram maquetes sobre a preservação e limpeza do ambiente urbano, elaboraram cartazes sobre o ciclo do Aedes Aegypti e, focando na Dengue, sistematizaram os seus sintomas e características.
As ações aos estudantes do Ensino Médio consistiram na realização de uma palestra educativa para conscientizar sobre a prevenção e combate à Dengue e observação do ciclo do mosquito. A professora de Intervenção Comunitária Sandra Damasceno auxiliou os alunos do 2º ano na produção de repelentes e armadilhas contra o Aedes Aegypti, na elaboração de rótulos para o condicionamento dessa substância, e coleta de resíduos para evitar o acúmulo de água e proliferação do mosquito em ambiente escolar.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo das escolas