Setembro Azul 2025 reforça o compromisso da SED/MS com a identidade surda, a Libras e a educação acessível
Nesta quinta-feira, 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, uma data de grande importância para a luta por inclusão, respeito e reconhecimento dos direitos da comunidade surda no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a SED (Secretaria de Estado de Educação) marca a ocasião com diversas ações ao longo do mês, por meio da campanha Setembro Azul, promovida pelo CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) e pela Coesp (Coordenadoria de Educação Especial).
A data celebra a fundação do Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos), em 1857, instituição histórica na promoção da educação bilíngue e dos direitos linguísticos das pessoas surdas. A cor azul, símbolo do movimento, representa a resistência, dignidade e orgulho da comunidade surda, além de destacar a importância de garantir acessibilidade e representatividade em todos os espaços da sociedade.
Entre as principais ações realizadas neste mês está a 3ª Mostra de Literatura dos Estudantes Surdos, em Campo Grande. O evento reuniu estudantes, professores e autoridades para prestigiar produções artísticas em Libras, celebrando a Literatura Surda como expressão legítima da identidade e cultura dos surdos. Os vídeos apresentados estão disponíveis nos canais oficiais do CAS no Instagram (@cas.sed.ms) e YouTube (@cas-sed-ms3672).
Além da mostra, diversas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) vêm realizando atividades especiais. Professores do Apoio Pedagógico Especializado prepararam murais, apresentações e materiais educativos junto aos estudantes surdos, fortalecendo a valorização da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Essas ações dão continuidade a uma jornada de conscientização iniciada em abril, com a celebração da Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação.
A programação do Setembro Azul 2025 segue até o fim do mês. No dia 30 de setembro, será celebrado o Dia Internacional do Tradutor e Intérprete, profissionais essenciais para garantir o direito à comunicação e à educação de qualidade para surdos em ambientes escolares, institucionais e sociais.
Com o tema da inclusão cada vez mais presente nas escolas e na sociedade, o Dia Nacional do Surdo, celebrado hoje, reforça a importância de se construir um ambiente educacional e social onde todas as vozes — inclusive as que se expressam com as mãos — sejam ouvidas, respeitadas e valorizadas.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo CAS