Campo Grande (MS) – No mês da mulher e com o tema: “A diferença é o tempero da vida” a diretora da Escola Estadual Cândido Mariano, Nilda Fátima Moraes no dia 21/03, representará o estado no seminário “Gente que Transforma a Educação: Experiências de Equidade Racial e de Gênero,” no Sesc 24 de Maio, em São Paulo.
O seminário pretende fomentar a discussão sobre a importância da diversidade na educação para valorizar e promover a igualdade racial e de gênero como forma de reduzir a evasão escolar. O evento é promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).
A diretora foi selecionada devido à luta contínua em prol da conscientização dos direitos dos negros e indígenas do município de Aquidauana e região. Desde 1998 diversas atividades foram desenvolvidas, como missas quilombolas, que buscam ampliar debates sobre a consciência negra, a reflexão e a participação dos indígenas nos segmentos sociais. “O intuito sempre é o de diminuir a desigualdade racial”, disse a diretora, destacando a importância já que a região é habitada por várias comunidades.
Ano passado, uma equipe do CEERT esteve em Aquidauana acompanhando o andamento do projeto que foi estendido por vários anos e chegou a ganhar prêmio e reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2010 e que é trabalhado com os alunos do educandário.
no images were found