Campo Grande (MS) – A Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e Presidente do Conselho dos Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta, participou no início da tarde de hoje da coletiva de imprensa para a apresentação das Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.
Durante o evento, em Brasília, o Ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o parecer apresentado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre as novas regras.
Para Maria Cecilia, este é um momento muito importante porque as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio vão orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. E comenta que “Mesmo depois de aprovada a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes vão continuar valendo porque os documentos são complementares. Enquanto a Base detalha conteúdos e competências, as Diretrizes darão a estrutura”.
Finalizou dizendo que as Diretrizes devem contribuir para preservar a autonomia da escola e a proposta pedagógica, incentivando equipes e professores a montarem o seu próprio currículo considerando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação das competências.
Esteve presente também na coletiva o Secretário de Educação do Distrito Federal e Vice-presidente do Consed, Júlio Gregório Filho.
Fonte e Foto: Consed