Publicado em 02 dez 2025 • por Jackeline Ferreira De Oliveira Vieira •
Programa reconhece projetos de sustentabilidade desenvolvidos por escolas da Rede Estadual e reforça uma nova cultura ambiental no cotidiano escolar
A SED (Secretaria de Estado de Educação) torna público, nesta segunda-feira, o resultado preliminar das escolas que participaram da edição 2025 do Programa MS+ECO – Escolas Mais Sustentáveis. A iniciativa reconhece ações e projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelas unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) com foco na gestão escolar, currículo, educomunicação e espaço.
Ao longo dos últimos meses de 2025, o Programa MS+ECO, por meio de suas ações, apresentou às unidades escolares da REE/MS uma nova perspectiva de desenvolvimento da temática de Educação Ambiental. A proposta surge a partir das novas necessidades de se interpretar e atuar de forma transformadora no ambiente em que vivemos, considerando os eventos climáticos atípicos que asolam nossos territórios.
Segundo o professor Douglas Henrique Melo Alencar, educador ambiental da SED, “o programa surge com o propósito de fomentar uma nova cultura nas escolas por meio da sustentabilidade,a partir da implementação de espaços verdes, da participação coletiva dos estudantes, na inclusão da gestão escolar, equipe pedagógica e discentes nas decisões sobre as temáticas ambientais mais relevantes para a escola, e no fomento de estudos sobre a temática de mudanças climáticas e justiça ambiental. E um outro ponto importante de se ressaltar, é que o programa participou de todas as modalidades de ensino ofertadas na REE/MS, sendo elas: educação escolar indígena, do campo, quilombola, profissional, cívico-militar, de jovens e adultos e educação nos sistemas prisionais, assim, essas ações reforçam a transversalidade da Educação Ambiental na educação básica, e apresenta as diversas leituras que cada público da Rede Estadual de Ensino faz do ambiente que vive”.
O Programa MS+ECO valorizou a inovação e a criatividade dos professores e estudantes na construção e condução dos projetos escolares, que iniciaram em março deste ano, e que foram desde projetos envolvendo economia de água e energia, organização de feiras científicas, e até mesmo pesquisas sobre as questões ambientais e a desigualdade social nos territórios. A proposta é que no ano de 2026, as ações e projetos fomentados ainda façam parte do cotidiano escolar e que apresentem resultados ainda mais profundos, reforçando o objetivo de propor uma nova cultura para o cotidiano nas escolas.
Com a divulgação do resultado preliminar das escolas que atingiram 700 pontos, abre-se um prazo para interposição de recursos, conforme orientações disponibilizadas no edital do programa. Após a análise das solicitações, a SED publicará a lista final das escolas selecionadas para reconhecimento e participação nas próximas etapas do MS+ECO.
A Secretaria reforça que o programa busca incentivar práticas educativas comprometidas com a sustentabilidade e valorizar iniciativas que contribuam para a formação crítica, ética e ambientalmente responsável dos estudantes da Rede Estadual.
Resultado final
| EE MENODORA FIALHO DE FIGUEIREDO |
| EE HERMELINA BARBOSA LEAL |
| EE SEBASTIÃO SANTANA DE OLIVEIRA |
| EE AFONSO FRANCISCO XAVIER TRANNIN |
| EE BOM JESUS |
| EE PADRE FRANCO DELPIANO |
| CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HÉRCULES MAYMONE |
| EE PROFª. CLARINDA MENDES DE AQUINO |
| EE PROF. HENRIQUE CIRYLLO CORRÊA |
| EE PROFª. FAUSTA GARCIA BUENO |
Texto e fotos: UnEA/SED
















