O objetivo é premiar os estudantes com excelente rendimento escolar, sobretudo, aqueles que, após o fechamento dos bimestres, se destacarem, sejam pelas notas acima de 8,0, seja pelo crescimento intelectual e socioemocional
Estudantes da Escola Estadual João Ponce de Arruda, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria, em Três Lagoas, participaram da premiação do 1º Bimestre do projeto intitulado “Estudante Destaque: A moda é estudar “.
Projeto idealizado pela direção, coordenação pedagogica e coodenação de area, escrito pelos professores Sueli Moreira de Andrade e José Augusto Jacomeli, e realizado com a participação dos professores do ensino fundamental matutino e vespertino e do ensino médio de tempo integral da unidade escolar de Três Lagoas.
O objetivo é premiar os estudantes com excelente rendimento escolar, sobretudo, aqueles que, após o fechamento dos bimestres, se destacarem, sejam pelas notas acima de 8,0, seja pelo crescimento intelectual e socioemocional.
No processo de ensino e aprendizagem, é imperiosa a formação de um diálogo de aproximação entre professor e estudante para o maior desenvolvimento humano e construção do conhecimento. Nesse sentido, é preciso pensar em alternativas que auxiliem na interação do estudante e maior envolvimento com o conteúdo abordado para tornar a aprendizagem mais efetiva.
Uma das alternativas é a oportunidade de estabelecer metas com a consequente valorização do estudante que alcança essas metas, a fim de desenvolver foco, autonomia, propósito, protagonismo e seu maior engajamento.
“Ao ser premiado pela direção, coordenação e professores, o estudante se sente compreendido, amparado e valorizado pela comunidade escolar, o que favorece a aprendizagem, o valor de pertencimento e, sobretudo, será inspiração e motivação para os demais colegas de sala e da escola”, enfatiza coordenadora Sueli Moreira.
Premiação
Pelo critério de premiação são selecionados, no máximo 3 (três), estudantes destaques por turma e a seleção acontece no conselho de classe mediante os seguintes critérios: Crescimento gradativo de aprendizagem, notas iguais ou superiores a 8.0 (oito) em todos componentes curriculares. Tenco como critério de desempate o comportamento, participação, assiduidade e trabalho coletivo.
A premiação é realizada durante a reunião de Pais e Mestres, bimestralmente, o nome dos estudantes ficam expostos no mural de notas, eles recebem certificados e medalhas, além de brindes, os dois melhores estudantes de cada período (Ensino Fundamental Matutino e Vespertino e Ensino Médio de Tempo Integral) concorrem ao sorteio de um vídeo game.
O intuito é que no final do projeto, os estudantes tenham maior responsabilidade com o seu processo de aprendizagem, engajamento com toda a comunidade escolar, valor de pertencimento à escola, desenvolvimento de forma integral, entendimento da importância de valorizar o seu desempenho utilizando ferramentas que possibilitem o desenvolvimento intelectual e socioemocional, estimulando foco, autonomia, senso crtitico e visão de mundo”, finaliza diretora.
Estudantes Destaques 1º Bimestre – os 2 melhores de cada período que entrarão no sorteio do vídeo game.
Matutino
Guilherme Tomazini Bezerra (6°B) – 105,5 – Média 9,59
Gustavo Tomazini Bezerra (9°A) – 103,5 – Média 9,40
Vespertino
Yasmim de Brito Silva (8° B) – 105,5 – Média 9,59
Larissa Carla Pinheiro Monguini (6° C) – 104 – Média 9,45
Manuella Camilo de Oliveira (6° C) – 104 – Média 9,45
Médio – Integral
Kesya Karine de Oliveira Guimarães (2° A) – 225 – Média 9,37
Caio Henrique Pacheco Sales Antônio (2° B) – 211 – Média 8,79
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.