Pensando na acessibilidade aos estudantes da educação especial, foi inserida a janela de interpretação em Libras.
Campo Grande (MS) – As Escolas Estaduais Maria Leite (Corumbá) e 2 de setembro (Ladário), providenciaram vídeo explicativo com passo a passo para o acesso ao e-mail educacional, com enfoque na acessibilidade, em momento de atividades remotas vinculantes, devido a pandemia provocada pelo COVID-19.

Vídeos produzidos, pensando nos estudantes da Educação Especial (Foto: divulgação)
Participaram da produção do vídeo, estudantes e professores da E.E Maria Leite, onde a estudante Flávia Stéfanny, do 2° ano do Ensino Médio, se disponibilizou para gravar o vídeo explicando sobre o acesso ao e-mail educacional, o professor Marcos Roberto deu suporte técnico na gravação e edição do material e a tradutora intérprete de Libras Naicy Florêncio fez tradução para a janela de interpretação.
Acessibilidade
O vídeo foi disponibilizado aos estudantes, pais ou responsáveis da Rede Estadual de Ensino e, pensando na acessibilidade aos estudantes da educação especial, foi inserida a janela de interpretação em Libras, tendo em vista o atendimento aos estudantes surdos matriculados nessas unidades.
A ideia do vídeo surgiu após várias dúvidas dos estudantes, pais e responsáveis, de como acessar o e-mail, por isso a equipe pedagógica e direção escolar tomaram a iniciativa, na perspectiva de dar acesso comunicacional a todos, bem como sanar todas as dúvidas, assim estudantes, pais e professores podem usufruir de uma plataforma segura e interativa, neste momento de suspensão de aulas presenciais.
Google ClassRoom

Atividades para estudantes surdos são traduzidas em vídeos e encaminhadas para o celular deles.
As escolas também viabilizaram várias ferramentas para que os estudantes possam ter acesso às Atividades Pedagógicas Complementares (APC), dentre elas a Plataforma Google Classroom disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação, que será usada para atender os estudantes e professores neste período de suspensão das aulas presenciais.
Ademais, as atividades impressas continuarão sendo disponibilizadas para aqueles estudantes que não possuem acesso à internet e todas as atividades para estudantes surdos também são traduzidas em vídeos e encaminhadas para o celular dos estudantes, como mostra o vídeo produzido pelo tradutor intérprete de Libras Jonatã Sena Araújo.
Todas essas ações buscam potencializar as ferramentas disponíveis na Rede Estadual de Ensino (REE), numa perspectiva de potencializar ao máximo em qualidade o processo de ensino e aprendizagem, neste momento de suspensão de aulas presenciais e atendimento remoto.