Publicado em 12 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Estudantes realizam visita técnica à Gruta do Lago Azul, em Bonito e na fábrica de cimentos em Bodoquena.
Os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito, matriculados no curso de Qualificação Profissional de Inspetor de Qualidade, do itinerário de Inovação e Desenvolvimento Corporativo, participaram nos últimos dias de duas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se das aulas práticas, no atrativo turístico Gruta do Lago Azul e visita na fábrica de cimento InterCement Brasil, localizada no município de Bodoquena.
Gruta Lago Azul
Reconhecida mundialmente por sua beleza cênica, a Gruta do Lago Azul é um Monumento Natural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e integra o programa Turismo Futuro – Destinos Turísticos Inteligentes (DTI em Transformação), do Ministério do Turismo (MTur), que busca aprimorar o planejamento e a gestão sustentável dos destinos turísticos brasileiros.
Durante a visita, os estudantes puderam vivenciar uma experiência prática enriquecedora, associando os conteúdos teóricos estudados em sala à aplicação de ferramentas de gestão da qualidade.




“A atividade permitiu o desenvolvimento de competências voltadas à identificação de características operacionais, organização de informações, e implementação de sistemáticas de controle e gerenciamento, com foco em evitar desperdícios e otimizar recursos e tempo de trabalho”, menciona supervisora do curso técnico “Inspetor de Qualidade”, Marilizi Duarte.
A iniciativa contou com o apoio de toda a comunidade escolar e da Prefeitura Municipal de Bonito, pelo suporte logístico no transporte e no acesso ao atrativo, Agradecemos também a parceria da Secretaria de Turismo de Bonito, representada por Elias, ao gestor da Gruta do Lago Azul, Luciano dos Santos, e aos guias de turismo: @gilguiadeturismo, @guia_martins_pescador, @kiko.caninde e @silviocss”, finaliza diretora Rosemere Pereira de Souza.
Fábrica de Cimento
No dia 31 de outubro, os estudantes do curso de Qualificação Profissional de Inspetor de Qualidade, do itinerário de Inovação e Desenvolvimento Corporativo, participaram da aula prática na fábrica de cimento InterCement Brasil, localizada no município de Bodoquena.
Conhecida pelo apelido “A Fera do Pantanal”, a unidade emprega 120 colaboradores fixos e aproximadamente 150 indiretos. A fábrica é responsável pela produção e distribuição de uma ampla gama de materiais, incluindo cimento, agregados e calcário, atendendo clientes de diversos segmentos, como atacadistas, distribuidores, produtores de concreto e indústrias.
“As principais marcas da empresa — Cauê, Goiás e Zebu — são reconhecidas por sua qualidade e confiabilidade. A InterCement é ainda referência global na utilização de combustíveis alternativos em seu processo produtivo, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental”, menciona professora Marilizi Duarte.





Durante a visita, os estudantes vivenciaram uma experiência prática enriquecedora, conectando os conteúdos teóricos estudados em sala de aula à aplicação das ferramentas de gestão da qualidade. A atividade favoreceu o desenvolvimento de competências relacionadas à identificação de características operacionais, organização e setorização de processos, e implantação de sistemáticas de controle e gerenciamento, com foco em otimização de recursos e de tempo de trabalho.
A iniciativa contou com apoio de toda a comunidade escolar e da Empresa Inovativa. “A escola agradece profundamente a excelente recepção da InterCement, o cuidado e a atenção dedicados aos estudantes. Um agradecimento especial é dirigido a Franciane Muniz (@ francianemuniza), cuja contribuição foi fundamental para ampliar as perspectivas profissionais dos alunos”, finaliza diretora Rosemere.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.