Com 61,2% das escolas da REE/MS adotando o modelo, mais de 52 mil estudantes terão jornada ampliada e suporte socioemocional em 2025
Nesta segunda-feira (17), mais de 180 mil alunos da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) retornaram às aulas com uma novidade importante, a ampliação da oferta de escolas de Tempo Integral. Com um aumento significativo no número de vagas, o modelo se fortalece como estratégia essencial para o aprimoramento do aprendizado e do bem-estar dos estudantes.
Para 2025, a REE/MS expandiu a modalidade de Ensino em Tempo Integral para 61,2% das escolas da rede. Isso representa um crescimento expressivo na oferta, com destaque para o Ensino Fundamental, atendendo à alta demanda das famílias. Agora, mais de 52 mil alunos terão acesso a esse modelo de ensino, que proporciona uma jornada escolar ampliada, garantindo não apenas mais tempo para os estudos, mas também suporte socioemocional.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destacou a relevância desse avanço para a comunidade escolar.
“A grande importância da Educação no Tempo Integral é o tempo de estudo, as crianças passam a ficar sete ou oito horas nas nossas escolas, têm um tempo maior de aprendizagem. Todos os resultados que a gente colheu até agora mostram que o desempenho acadêmico nas escolas de Tempo Integral é superior ao das escolas de período parcial”.
Para a diretora da EE Maestro Frederico Liebermann, Ana Elisa Spazzapan, a expectativa para a volta às aulas era grande, diante das novidades que 2025 traz para a escola.
“Estamos iniciando o ano letivo com muita energia e entusiasmo, felizes por receber nossos estudantes de volta. Além disso, estamos animados com a novidade do ensino profissionalizante integrado ao Tempo Integral. Essa iniciativa representa uma grande oportunidade para nossos estudantes, que agora poderão concluir o Ensino Médio já com uma qualificação profissional, ampliando suas possibilidades no mercado de trabalho”, afirmou Ana Elisa.
Os estudantes também estavam na expectativa de voltar para escola, como é o caso do Yud fogaça de Assis Rodrigues, 13 anos, aluno do 9º na EE Prof. Henrique Ciryllo Corrêa, que a partir deste ano começou a ofertar turmas a partir do 4º ano do ensino Fundamental.
“Esse é meu último ano no Ensino Fundamental, então eu quero fechar com chave de ouro, vou estudar e me dedicar bastante para ‘passar de ano direto’ e dar orgulho para a minha família”, disse o estudante.
Benefícios para os Estudantes
Além do impacto positivo no aprendizado, a Educação em Tempo Integral proporciona um ambiente mais acolhedor para os alunos. O modelo inclui três refeições diárias, acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais, além de atividades complementares que favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes.
“A garantia do bem-estar, da alimentação, são três refeições, o tempo de atendimento com psicólogos e assistentes sociais, é um acolhimento maior quando a criança está numa escola de tempo integral. São mais de 60% da nossa rede hoje oferecendo essa modalidade, que é importante para nós, e agora com um investimento maior no Ensino Fundamental, que é onde tem a maior procura dos pais por esse tempo de escola”, acrescentou Hélio.
Além da ampliação da Educação em Tempo Integral, outra novidade no Ano Letivo de 2025 é a proibição do uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos na escola. A medida tem como objetivo melhorar a concentração dos estudantes, reduzir distrações e fortalecer a interação entre alunos e professores. A regra se aplica a todas as escolas da rede estadual, permitindo o uso dos dispositivos apenas em atividades pedagógicas previamente autorizadas pelos educadores. Com essa mudança, a Secretaria de Educação busca criar um ambiente mais propício ao aprendizado e ao desenvolvimento acadêmico.
A estudante do 3º ano do Ensino Médio da EE Maestro Libermamn, Gabrielly Moreira Cavalcanti, de 16 anos, pontuou que a proibição do uso do celular na escola, será benéfico para ela que tem dificuldade de concentração.
“Minha expectativa para 2025 é que eu consiga me preparar para o Enem e vestibular já que é meu último ano e a proibição do uso do celular vai me ajudar, eu perco a concentração muito rápido e sem o celular para me distrair, vai ser mais fácil focar no estudo”, revelou Gabrielly.
Infraestrutura e preparação para o Ano Letivo
Com a ampliação do Ensino em Tempo Integral, o Governo do Estado também investiu na infraestrutura escolar, garantindo melhores condições para alunos e professores. Mais de 100 unidades passaram por reformas e adequações, incluindo melhorias nas redes elétrica e hidráulica, além da aquisição de novos equipamentos e mobiliários.
A volta às aulas também foi precedida por uma intensa Jornada Formativa, que preparou os profissionais da educação para acolher os estudantes da melhor forma possível. Com o tema “A Educação começa no cuidado”, a capacitação envolveu mais de 25 mil servidores da rede, reforçando o compromisso com um ensino de qualidade.
Com essas mudanças, Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com uma educação pública de excelência, oferecendo mais oportunidades para os estudantes e fortalecendo o Ensino Integral como um modelo transformador.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED