Campo Grande (MS) – Na última quinta-feira (28) aconteceu no Centro de Formação Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF) a 4ª Etapa da Formação Continuada Perspectivas Educacionais sobre Plano Educacional Individualizado (PEI), o desafio do trabalho pedagógico no atendimento aos estudantes com deficiência intelectual, Síndrome de Down e outras síndromes, promovido pelo Centro Estadual de Educação Especial (CEESPI), por meio do Núcleo de Educação Especial (NUESP).
Nesta quarta etapa foram abordadas as características dos estudantes com deficiência intelectual e especialmente como devem ocorrer as adequações das atividades e conteúdos para que este público possa ter acesso e compreender os saberes escolares historicamente construídos e transmitidos pela escola, favorecendo assim o processo de inclusão.
Além de trazer questões acerca da tecnologia assistiva, mais uma vez a equipe refletiu sobre a práxis pedagógica entrelaçando o conhecimento científico e o planejamento das ações na escola, tomando como primordial o Plano Educacional Individualizado, que devem contemplar todos os objetivos, estratégias, recursos e avaliação do processo de ensino e da aprendizagem do estudante com deficiência.
A quinta e última etapa de formação tratará sobre: Perspectivas Educacionais sobre Plano Educacional Individualizado – PEI, avaliação do processo de aprendizagem do estudante com deficiência e ocorrerá no dia 31 de outubro. Todas as etapas são devidamente fundamentadas e os professores a partir das discussões levantadas devem realizar atividade a distância. Com isso receberão certificado de conclusão com 40 horas.