O ambiente escolar do município de Ladário, ora pouco ocupado pelos alunos, agora passa por transformações com a expressão livre da arte.
Campo Grande (MS) – Os estudantes da Escola Estadual 2 de Setembro, no município de Ladário, que oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”, estão engajados e entusiasmados com o projeto: Restaurando, pintando e descobrindo talento”. O ambiente, ora pouco ocupado pelos alunos, agora passa por transformações com a expressão livre da arte.
As paredes escondidas e anteriormente danificadas pelo tempo se tornaram um atrativo na escola criando um ambiente de exposição a céu aberto atraindo olhares admirados dos colegas e profissionais da escola.
Neste projeto, alunos com diferentes interesses participam e muitos veem na pintura um meio de” vestir a camisa” da escola. De acordo com o Professor Jonathã Sena, orientador do projeto e também intérprete de libras muitos pais-responsáveis dos estudantes participantes relataram mudança positiva no comportamento o que inclui aumento na atenção e concentração, interação com os demais colegas da escola e melhoria no estado emocional dos jovens.
Dentre esses estudantes, destaca-se aluna Isabelly dos Santos Vilalva, que é surda e tem uma timidez acentuada, porém aos poucos tem participado socialmente nas atividades do projeto de pintura, bem como no Clube de Astronomia. Esses e outros resultados são observados diariamente pela Comunidade Escolar, que vê com bons olhos o interesse dos estudantes pela arte livre.
O professor Jonatã Sena pouco interfere na produção artística dos alunos que são incentivados a sugerir a figura a ser pintada, e aprendem a produzir as próprias cores, pois são entregues aos alunos apenas a tinta branca e pigmentos das cores primárias.
O projeto terá prosseguimento com um concurso de desenho, pintura e colagem em papel ou digital e realizaremos exposição das pinturas no mês de dezembro com manhã de autógrafos. Além disso, serão pintados murais criados pelos estudantes na fachada da escola.