Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

EE Fernando Corrêa da Costa utiliza a gamificação para recomposição da leitura

  • 05 maio 2023
  • Categorias:Amambai, Recomposição da Aprendizagem
  • Compartilhar:

Na última terça-feira (2), os estudantes do 6º ao 9º ano de Recomposição da Aprendizagem da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, localizada em Amambai, fizeram uso da gamificação e da ludicidade para recomposição da Língua Portuguesa, com foco na leitura e no protagonismo dos discentes.

Sob orientação da professora de Recomposição de Aprendizagem Luzia Dorneles, os alunos do Ensino Fundamental estão confeccionando jogos de tabuleiro com materiais disponíveis na Escola, tais como revistas, cartolinas, lápis de cor e gizes de cera.

Para tanto, inicialmente a docente apresentou alguns modelos de jogos e as suas formas de jogar para que eles se familiarizassem com os jogos e as estratégias utilizadas. Após, ao considerar que alguns deles tinham dificuldade em ler palavras com dígrafos, os alunos receberam uma apostila de ortografia para que selecionassem palavras que lhes eram complexas.

A atividade, realizada em grupo, prosseguiu com o desenho das trilhas dos jogos, etapa feita em cartolinas. “Foi muito divertido, é importante compartilhar o conhecimento com os colegas”, disse o estudante José Antônio Frias Machado. Nas próximas aulas, devem ser criados os enigmas, cartas e regras, de modo que as palavras selecionadas pelos agrupamentos sejam inseridas.

“É perceptível que os estudantes ficam animados realizando a atividade e que gostaram dela, a acharam diferente e, principalmente, se sentiram desafiados e capazes de realizá-la. O trabalho cooperativo também foi notado, uma vez que os alunos pedem ajuda para os outros colegas, e essa troca, além de favorecer a interação entre eles, torna o jogo mais desafiador”, alegou o professor coordenador de Práticas Inovadoras Henrique Fedatto Lago Bambil.

Abaixo, confira a primeira etapa do trabalho desenvolvido pelos estudantes:


Texto: Thaís Davis, SED

Foto: Acervo da EE Fernando Corrêa da Costa

Últimas Notícias

  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
  • Família e escola unidas pelo sucesso: E.E. “Semíramis Carlota Benevides da Rocha” promove 2º Encontro de Integração
  • Ariadne Cantú e Miguel de Cervantes inspiram “Maio Amarelo” na EE Professor José Pereira Lins
  • Estudantes do Ensino Médio exploram oportunidades no Mundo SENAI em Rio Verde
  • Microrganismos em Ação: O que os olhos não veem, a ciência revela
  • EE Ester Silva vence “Desafio Ecológico das Escolas”, em Bela Vista
  • Dia do Meio Ambiente mobiliza escola com campanha de coleta de lixo eletrônico
  • Consciência ecológica é trabalhada na EE Professora Floriana Lopes
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital