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EE João Vitorino Marques realiza projeto “Construção de uma Cascata Impulsionada por Energia Solar”  

  • 09 maio 2024
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Aral Moreira
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Esta iniciativa proporciona uma abordagem prática e sustentável para a integração da matemática no processo educacional

A Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta educação em tempo integral, no município de Aral Moreira, realizou o projeto “Construção de uma Cascata Impulsionada por Energia Solar”,  por intermédio da equipe de gestão, professores, estudantes e coordenado pela professora Taís Marques na Eletiva II com o Tema: Matemática e Energia Renováveis.

Os estudantes do 9° ano do ensino fundamental, sob a orientação da professora de matemática Taís Marques, desenvolveram a construção de uma cascata impulsionada por energia solar na disciplina de Eletiva II com o tema “Matemática e Energias Renováveis,” ação que faz parte do projeto “Tornando Nossa Escola Sustentável: um projeto para desenvolver práticas eco conscientes.

Práticas Eco Conscientes

Atividade incentiva práticas Eco Conscientes

Esta iniciativa proporciona uma abordagem prática e sustentável para a integração da matemática no processo educacional. Durante o projeto, os alunos aplicaram conceitos de medição, geometria, proporção, cálculo de área, volume, eficiência, análise de dados, orçamento e custos, resultando em uma compreensão mais aprofundada sobre energia solar, matemática aplicada e conservação de recursos.

O desenvolvimento de um sistema de energia solar requer a aplicação de cálculos matemáticos para determinar o tamanho e a capacidade ideais das placas solares. Isso implica considerar variáveis como a demanda de energia, a disponibilidade de luz solar na região e as condições climáticas.

Durante a execução, os alunos iniciaram selecionando o local e delimitando a área para a construção da cascata. Com a colaboração do professor Fábio Colman, eles coletaram pedras para a estrutura da cascata e utilizaram areia e cimento para erguer as paredes, finalizando com a aplicação de tinta azul onde a água será armazenada.

Após a conclusão da construção, prosseguiu-se com a instalação da placa solar e da bomba para circular a água na cascata. Nesta fase, os alunos puderam compreender o tamanho da placa e sua capacidade de geração de energia para operar a bomba. O professor Fábio Colman auxiliou na montagem da estrutura de suporte da placa solar, enquanto o professor de história Edevagno Pereira contribuiu com a doação da placa solar, bateria e conversor necessários para o sistema.

Cálculo de consumo

Matemática aplicada foi trabalhada no projeto

Durante todo o processo, o professor coordenador de práticas inovadoras Leandro Laurindo colaborou ativamente, participando da construção e oferecendo instruções. Em um momento específico, juntamente com a professora da turma, eles explicaram aos alunos, através da análise das contas de luz de suas residências, como calcular a quantidade de placas solares necessárias para atender ao consumo mensal de energia, abordando também fatores como a radiação solar na região, taxas de perda e modelos de placas solares. Contamos também com total apoio da Gestão Escolar em todos os momentos do projeto.

A ação não apenas proporcionou aos alunos uma experiência prática e educativa, mas também gerou resultados tangíveis. Além de terem adquirido um conhecimento mais profundo sobre energia solar e matemática aplicada, os alunos desenvolveram habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.

A cascata não só acrescentou um toque estético ao ambiente escolar, mas também serviu como um símbolo visível do compromisso da escola com a sustentabilidade e a inovação educacional. Este projeto não só empoderou os alunos a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, mas também inspirou a continuidade de iniciativas semelhantes no futuro.

“A prioridade nesse momento é que nossos estudantes sejam protagonistas de sua própria aprendizagem, inspirando outras pessoas a se envolverem com a causa da energia renovável e da sustentabilidade”, finaliza diretor Djalma Santos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar



 

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