Campo Grande (MS) – A Equipe de Robótica “Itaquibots” da Escola Estadual José Juarez Ribeiro de Oliveira, de Itaquiraí, composta por estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, participou da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Curitiba – PR, com a participação de 36 equipes.
O torneio FLL é dividido em três áreas: Pesquisa, Robô e Cor Values, nas quais cada uma é avaliada de forma diferente. O tema é alterado a cada temporada e, este ano foi denominado “Animal Allies” (Animais aliados). A equipe “Itaquibots” desenvolveu como projeto de pesquisa: “O Envenenamento de Animais de Rua por Chumbinho (Aldicarb)”. Após intensas pesquisas desenvolveram um Dispositivo para Identificação de Carbamato (D.I.C), um aparelho completo que além de identificar o veneno também espanta o animal e, através de uma câmera, identifica o infrator.
No ‘Desafio do Robô’, há uma mesa de missões, as quais cada uma vale diferentes pontuações. Essas missões devem ser realizadas pelo robô em apenas dois minutos e trinta segundos (round). O robô deve ser feito com peças de LEGO, utilizando um bloco programável EV3 ou NXT para armazenamento da programação. Esse processo é realizado através de um programa de computador chamado Mindstorm EV3. É importante também que o robô tenha alguma inovação, seja na sua estrutura fixa ou nas garras de modo a realizar as missões.
A terceira área, denominada Cor Values, é a junção de trabalho em equipe, boa convivência e interação com outras equipes ou com a comunidade. O Cor Values possui oito valores fundamentais, que são extremamente cobrados e avaliados em torneios. E foi nesta modalidade que a equipe “Itaquibots” conseguiu o prêmio de 1º lugar, no quesito “Inspiração”, pois é inspiração para outras equipes devido ao seu alto grau de determinação, persistência e trabalho em equipe, demonstrando verdadeira paixão pela ciência (pesquisa científica) e tecnologia, revelando que o mundo da robótica pode ser extremamente educativo e divertido.
A professora Andreia Cristina Soares, responsável pelo projeto, comemora os resultados obtidos sob a sua orientação e destaca a participação e o empenho dos estudantes: Amanda Welter, Bruna Schultz, Francielly Velozo, Heloyse Maia, Larissa Akemi, Lorena Acosta, Rafaela Guilherme, Rafaela Morena, Thácila Ribeiro e Thiago Marques.