A EE Júlia Gonçalves Passarinho, localizada no município de Corumbá, adotou uma estratégia de aproximação com as famílias dos estudantes, a iniciativa foi intitulada “Café com as diretoras”, programado para ser realizado a cada início de semestre. Neste 2º semestre, ele foi realizado na primeira semana de retorno às aulas e reuniu um grande número de pais neste evento.
De acordo com a diretora Érica Oliveira, a iniciativa consiste em aproximar os pais da escola, apresentando os resultados e atividades realizados na escola.
“A ação visa convidar aos pais e responsáveis para virem à Escola JGP e tomarem um café, um chá, e ao longo desse encontro, dialogar sobre nossa rotina programada para o semestre, realizamos prestação de contas e informamos as ações pedagógicas previstas para o semestre. O cafezinho torna esse encontro mais acolhedor, mais humanizado”, explicou a diretora.
Em 2024 já aconteceram duas ações e na avaliação da unidade escolar, os encontros foram positivos, pois reuniu um bom número de responsáveis e pais matriculados na instituição. Além do café, a equipe pedagógica fica disponível para diálogo com a comunidade.
“O café é programado para abrir a escola aos pais e responsáveis, é uma das estratégias de nosso objetivo de gestão transparente. Trazemos assuntos de grande importância do cunho pedagógico, como planejamento de datas previstas a serem trabalhadas as habilidades mensais, bem como semana de provas, semana de recuperar para avançar, e encerramento de bimestre. Os pais saem da escola sabendo a respeito de todas as atividades pedagógicas previstas para o semestre”, salientou a diretora adjunta, Camila Cavalcante.
A ação também teve a aprovação dos pais, que marcaram presença nas duas edições do “Café com as diretoras” que aconteceram neste ano.
“Ser convidada para um cafezinho é muito melhor que receber um bilhete de uma reunião de pais e mestres. Um cafezinho é mais leve e o modo com a reunião acontece, é mais leve também. Sentimos um clima de que aqui é a casa dos nossos filhos e a nossa também. Além, de que após os repasses, sentamos com grande parte dos professores, coordenadores e com as diretoras para uma conversa mais leve, um bate papo descontraído, é um momento de nos aproximarmos da escola”, observou Dayse Álvaro, mãe de dois estudantes.
O próximo encontro Café com as Diretoras está programado para o encerramento de ano, onde as diretoras apresentarão um balanço do ano de 2024 e as projeções para o ano letivo de 2025.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar