Entre elas estão o Programa Saúde na Escola, projeto de Consciência Negra e 2º Semana de Tecnologia.
Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, localizada em Campo Grande, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, realizaram diversas ações exitosas no ano letivo de 2022, entre elas estão o Programa Saúde na Escola, projeto de Consciência Negra e 2º Semana de Tecnologia.
Programa Saúde na Escola
Uma das ações exitosas em 2022 na unidade escolar foi o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Dentro deste panorama foi criado o LAMSA, fundado no dia 06 de abril de 2017, surge como aperfeiçoamento do grupo de extensão Saúde e Prevenção nas Escolas – UFMS, com o intuito de fortalecer e ampliar os trabalhos já realizados na área saúde e educação.
Na EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha o grupo trouxe uma série de oficinas com os temas: Sexualidades e Saúde Reprodutiva; Adolescência, Juventude e Participação; Raças e Etnias; Prevenção das ISTs, HIV e Aids; Gêneros; Diversidades Sexuais.
Todos os estudantes que participaram dos encontros do grupo LAMSA do projeto Prevenção e Saúde na Escola do MEC, receberam certificado e poderão ser replicadores em 2023.
Projeto de Consciência Negra
A Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha conta com profissionais engajados a desempenhar junto aos estudantes, ações que valorizam o fazer humano em todas as suas dimensões, respeitando e valorizando os povos originários e a população afrobrasileira.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), teve como tema da campanha o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro, “Recontar a história pela memória da população negra. É dever obrigatório ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio. Essa causa se ampara nas leis 10.639/03 e 11.645/08.
Vivemos uma urgência. A maior população negra do mundo fora da África, se encontra no Brasil, portanto, a riqueza cultural e também as agruras vivenciadas ainda hoje pela população negra se faz velada tantas vezes, que as ações arbitrárias se transvestem nos achismos, nas incoerência e na violência, favorecendo a manutenção das relações de exploração e desigualdades.
Recontar a história do povo afrobrasileiro precisa ser comprometimento de todos que se empenham por uma educação inclusiva, pública de boa qualidade. Viva Zumbi! Viva Dandara! Que todos os dias sejam dias de conscientização, para que haja transformação.
2º Semana de Tecnologia
Atendendo a necessidade dos estudantes na realização da aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos, foi realizada a 2° semana da manutenção, na área tecnológica, de 17 a 21 de outubro, nas dependências da unidade escolar.
O projeto oportunizou a experiência profissional na manutenção, montagem e configuração de computadores desktop e laptop tendo a supervisão dos professores e o apoio da coordenação técnica para a realização de reparos no hardware (computadores) e software (sistemas operacionais e programas). Agradecemos o apoio e confiança da comunidade escolar em trazer seus computadores para receberem a manutenção das mãos dos nossos jovens estudantes que fazem parte dos itinerários profissionalizantes.
“Parabéns aos professores, coordenadores, supervisor e nossos estudantes protagonistas pelos trabalhos realizados. Ensino médio de qualidade, formando jovens protagonistas de excelência”, enfatiza gestora Lusimeire da Silva Figueiredo.