Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

EE Maria da Glória Muzzi Ferreira realiza Semana de Escuta das Adolescências

  • 27 maio 2024
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Dourados
  • Compartilhar:

Escuta foi mediada por professores e os estudantes respondem individualmente a um formulário, expressando suas opiniões e expectativas sobre o ambiente escolar e o processo de ensino-aprendizagem.

A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada no Jardim Água Boa, em Dourados, realizou a Semana de Escuta das Adolescências, uma iniciativa conjunta entre o MEC, Consed e Undime, focada na escuta ativa e na participação dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

A semana é estruturada em duas etapas: primeiro, um momento de escuta mediado por professores dentro das escolas; segundo uma etapa em que os estudantes respondem individualmente a um formulário, expressando suas opiniões e expectativas sobre o ambiente escolar e o processo de ensino-aprendizagem.

Estratégias de incentivo

Desde o dia 21 de maio, as coordenações pedagógicas e de práticas inovadoras têm se dedicado a implementar diversas estratégias para incentivar a participação dos adolescentes, utilizando diferentes formas de expressão, como escrita, fala e desenho.

Na terça-feira (21), os estudantes foram recebidos no início das aulas pelo mascote da campanha, “ECO”, criado pelas coordenações. O personagem ECO simboliza uma reflexão, um som que retorna ao ouvinte após um breve intervalo.

Após a acolhida, os alunos do ensino fundamental foram informados sobre a Semana de Escuta das Adolescências. Durante a semana, as turmas assistiram ao filme “Divertida Mente”. Após a exibição, a coordenadora Alessandra discutiu o filme, analisando os personagens e suas emoções.

Sentimentos

Estudantes participam de Semana da escuta na unidade da REE de Dourados

A PCPI (Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras) propôs uma discussão sobre a estética dos personagens do filme. A alegria, por exemplo, tem cabelo azul, simbolizando que ninguém é feliz o tempo todo; a tristeza usa óculos roxos; o nojo tem um laço roxo; o medo usa uma gravata vermelha; e a raiva tem parte de seu fogo em amarelo. A reflexão gira em torno de todos os sentimentos serem importantes e da importância de saber administrá-los.

O personagem ECO desenvolveu uma dinâmica em que os estudantes escolhiam um emoji que os representasse. Alguns alunos solicitaram o sentimento “normal”, o que gerou uma discussão sobre o que seria esse sentimento e como ele varia entre as pessoas, pois o normal de um estudante pode não ser o normal para o outro.

Foi criada também a “Galeria das Lembranças”, onde os estudantes podiam escrever em post-its uma lembrança marcante de suas vidas. Após essa atividade, os alunos responderam ao questionário online do MEC, supervisionados pelas coordenadoras.

Além disso, foi lançado um concurso de desenho para estudantes que preferem expressar suas memórias visualmente. Três desenhos serão premiados, com foco nas técnicas utilizadas, traços e criatividade, não no conteúdo.

“O objetivo é alcançar o maior número de alunos possível, oferecendo múltiplas formas de escuta, reconhecendo que muitos enfrentam dificuldades emocionais, especialmente no ambiente escolar, visto que algumas vezes essas dificuldades emocionais podem influenciar na aprendizagem dos estudantes”, finaliza diretor Pascoalino Cornélia Angélico.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar



Últimas Notícias

  • Estudantes da EE Professora Floriana Lopes participam de aula de campo
  • Jornalista abre “Feira das Profissões” na EE Padre José Scampini
  • Live anuncia as 30 escolas finalistas do Prêmio MS Alfabetiza 2025 nesta quarta-feira
  • Unidades da REE em tempo integral são selecionadas para compor o Mapa de Experiências Inspiradoras do MEC
  • Autonomia estudantil é a marca do Poncecast na EE João Ponce de Arruda  
  • Mostra Literária de Estudantes Surdos dá início às ações do Setembro Azul em MS
  • Dez produções estudantis chegam à final do III Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS
  • Escolas de MS se engajam em concurso de curtas sobre riscos das apostas digitais
  • Robótica educacional é vivenciada na EE Menodora Fialho de Figueiredo
  • Acolhida inclusiva é realizada na EE Otacílio Faustino da Silva
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital