Em alusão ao dia nacional da educação ambiental e ao dia mundial do meio ambiente comemorados respectivamente nos dias 3 e 5 de junho, a EE Padre Franco Delpiano, localizada em Campo Grande, dentro do Hospital São Julião realizou de 3 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com gincanas e ações voltadas para redução de resíduos sólidos na unidade escolar.
De acordo com a diretora Denise Ferreira Nascimento, a semana acontece todos os anos na escola e o objetivo é conscientizar ainda mais os estudantes e a comunidade sobre a questão da preservação ambiental. Na escola há residuários, onde os estudantes separam os resíduos, que depois são encaminhados para o destino correto de cada material.
Além disso, Denise conta que a escola está prestes a receber uma certificação Lixo Zero.
“O Hospital São Julião é o primeiro hospital da América Latina a se tornar hospital rumo ao lixo zero, e nós estamos nessa caminhada para a certificação, e em julho seremos certificados como a primeira escola lixo zero de Mato Grosso do Sul”, explica a diretora.
A Semana do Meio Ambiente tem a participação em massa dos estudantes, que se engajam nas causas de preservação ambiental, como é o caso da estudante Marayse do Nascimento Ferreira, de 16 anos, que cursa o 3º do Ensino Médio e é aluna da escola desde Ensino Fundamental.
Marayse conta que sempre participou das atividades relacionadas ao Meio Ambiente na escola, agora no seu último ano está ajudando na gincana realizada com jogos e dinâmicas.
“A gente tenta fazer os alunos sentirem a importância de separar os resíduos, de cuidar do nosso planeta, pois se a gente não cuidar a gente não vai mais ter”, afirma Marayse.
Além disso, de acordo com Marayse, os estudantes estendem esses conhecimentos para suas casas, onde a ações de sustentabilidade são colocadas em prática.
“Meus começaram a cobrar do condomínio e agora tem a coleta seletiva, precisamos cuidar agora para ter no futuro porque senão os nossos filhos não vão ter onde morar, não vai ter como viver”, explica a estudante.
Outro estudante engajado na causa é Nicolas Moura Ferreira da Silva, de 15 anos que está cursando o 2º ano do Ensino Médio, ele conta que no ano passado participava do Coletivo Lixo Zero, quando foi seu primeiro ano na escola e agora participando pela segunda vez da Semana Lixo Zero, tem mais consciência da importância da redução de descarte de resíduos sólidos na natureza.
“Aqui na escola nosso lema é descartar o mínimo de resíduo possível, além de cuidar do Meio Ambiente, ainda temos um lugar limpo e gostos para estudar”, finaliza Nicolas.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED