A atividade buscou aproximar os alunos das obras de forma dinâmica e significativa, estimulando a leitura crítica, a expressão oral e o trabalho em equipe.
A Escola Estadual Padre José Scampini, em Campo Grande, no mês de agosto, realizou mais uma ação do projeto de leitura “Lendo Mais, Sabendo Mais”, envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Médio em atividades literárias e culturais.
Nesta etapa, as turmas apresentaram adaptações teatrais de obras consagradas que integram a lista de leituras exigidas nos principais vestibulares de 2025. O momento foi marcado por performances criativas, nas quais os estudantes deram vida a personagens e enredos da literatura brasileira, explorando elementos artísticos, históricos e sociais. A atividade buscou aproximar os alunos das obras de forma dinâmica e significativa, estimulando a leitura crítica, a expressão oral e o trabalho em equipe.
Para subsidiar o estudo e aprofundar a compreensão das obras, os alunos contaram com o suporte da Biblioteca Digital PJS, ferramenta que integra o acervo físico e digital da escola e oferece acesso facilitado a textos, resumos e materiais complementares. A plataforma, originada do projeto da biblioteca escolar, foi incorporada às ações do Lendo Mais, Sabendo Mais como recurso de apoio teórico e literário, potencializando o aprendizado e ampliando as possibilidades de pesquisa.
“A ação demonstrou que a combinação entre literatura, teatro e recursos digitais pode tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e prazeroso, fortalecendo o vínculo dos estudantes com o conhecimento e a cultura”, finaliza diretor Ivan Benito de Vasconcelos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.