Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

EE Professor Antônio Salústio Areias finaliza projeto de leitura

  • 16 dez 2024
  • Categorias:Campo Grande
  • Compartilhar:

Foram totalizados 13 trabalhos, com a participação de professores e alunos de diversas turmas, no projeto intitulado “Ler é ganhar asas para o mundo – Nossa Escola Leitora”

A Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias, que oferta educação em tempo integral, em Aquidauana, realizou, no segundo semestre do ano letivo de 2024, o projeto “Ler é ganhar asas para o mundo – Nossa Escola Leitora” e compartilhou resultados encantadores na culminância com sua comunidade escolar.

O projeto contou com a participação do professor doutor José Alonso Tôrres Freire que, em parceria com a UFMS, proferiu a palestra “Ler o mundo, ler o texto: a leitura como resistência”. Em sua fala, ele trouxe uma reflexão enriquecedora sobre sua experiência como leitor, contextualizada ao ambiente escolar, destacando que ler o mundo em sua completude e complexidade, só é possível por meio da leitura.

A CRE 1 (Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana) prestigiou o projeto pedagógico com a participação de assessores pedagógicos da instituição. Participou também, o professor Silas Cabral da REE (Rede Estadual de Ensino) com o projeto “Poética Aquidauana – 132 Anos”, no qual agraciou com um recital de poesias. A comunidade escolar abrilhantou o evento no pátio da escola com a exposição das atividades realizadas no projeto, que materializaram cada leitura em desenhos, textos, peças teatrais, painéis e apresentações impecáveis.


Foram totalizados 13 projetos, com a participação de professores e alunos de diversas turmas, entre os quais:

  • Super Interessante – Professor Francis Areco Torres
  • Sangue, ossos e pedacinhos – 6º ano, professores Roberson Espindola da Silva e Wagner Pereira
  • Ziraldo e suas histórias muito maluquinhas – 6º ano, professores Elcia Carpinedo, Wagner Pereira e Josefa Cabral Gomes dos Santos.
  • Cultura africana: uma viagem pela leitura – 1º ano, professora Elcia Carpinedo
  • Buh! História de medo e coragem – 5º ano, professores Cris e Elcia Carpinedo
  • Estrela de rabo e mais histórias – 9º ano, professora Roberta de Lima da Silva
  • Jornal do Asa – 1º e 2º anos do Ensino Médio, professora Rosa Constância Mesquita Massacote
  • Cordel na Escola – 7º ano, professora Marlene Oliveira da Silva Santos
  • Conhecendo os artistas – 7º ano, professora Edna Maria da Silva Santos
  • Tosco – 8º ano, professora Eliane Lima de Moura Costa
  • Lixo Zero – 8º ano, professora Marlene Oliveira da Silva Santos
  • Etnomatemática no corpo humano – 9º/1º e 2º anos, professores Dara Jaqueline Rocha e Lucileide da Fonseca Moraes
  • Mundo do Egito – 6º ano, professor Vinícius Marques Fagundes Queiroz

A professora coordenadora de Linguagens, Elcia Carpinedo, destaca que o sucesso do projeto foi concretizado pela abordagem interdisciplinar que orientou seu desenvolvimento. Ela ressalta que a leitura, como estratégia pedagógica, promove a interdisciplinaridade, conectando diferentes saberes por meio da diversidade das tipologias textuais, e parabeniza toda a comunidade escolar pelo êxito alcançado.

“As palavras, quando contadas, são histórias; quando lidas, são ideias; quando ficam, são memórias.” A leitura promove a evolução dos indivíduos. Como afirma Silva (2010, p. 42-46):

“Cada leitura é uma nova escritura de um texto. O ato de criação não estaria, assim, na escrita, mas na leitura. O verdadeiro produtor não seria o autor, mas o leitor. Ler não é descobrir o que o autor quis nos dizer. Ao ler, o leitor trabalha produzindo significações, e é nesse trabalho que ele se constrói como leitor. Suas leituras prévias, suas histórias como leitor, estão presentes como condição de seu trabalho de leitura, e esse trabalho o constitui como leitor, e assim sucessivamente”.

“Nossa escola aproveitou as oportunidades proporcionadas pelo Projeto “Ler é ganhar asas para o mundo – Nossa Escola Leitora” para despertar em nossos estudantes um leitor crítico, cidadão consciente e aprendiz constante”, finaliza diretor Marcelo da Silva Duarte.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.








 

Últimas Notícias

  • Servidores da Educação Básica compartilham experiências em seminário de integração
  • Cadastro profissional abre portas para alunas do Programa Mulheres Mil em Dourados
  • Modelos Moleculares transformam aula de Química em experiência interativa e significativa em Dourados
  • Talento e dedicação rendem medalhas a estudantes do Ceam/AHS em olimpíada nacional
  • Estudantes brilham na Feira do Conhecimento da Escola Antônio Nogueira da Fonseca – Extensão JAMIC
  • Começam hoje as inscrições para curso voltado a futuros coordenadores pedagógicos
  • Escola Estadual Tertulina Martins de Oliveira conquista destaque na 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul
  • Jovens sul-mato-grossenses levam protagonismo ambiental à etapa nacional da VI CNIJMA
  • Mostra Cultural em Dourados destaca culturas afro e indígena como caminhos para a liberdade
  • Estudantes da EE Professora Clarinda Mendes de Aquino exploram tecnologias do LABCRIE para produção de jornal escolar
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital