A atividade teve como escopo reflexão e combate ao bullying, bem como promover a conscientização e incentivar atitudes de respeito e empatia no ambiente escolar
Na Escola Estadual Professora Delmira Ramos dos Santos, em Campo Grande, no dia 18 de maio, durante o 5º tempo de aula, foi realizada mais uma edição do projeto “Parada da Leitura”, com um tema de grande relevância: o bullying.
A atividade envolveu todos os estudantes do 4º ao 9º ano em momentos de leitura, reflexão e expressão criativa. Os alunos do 6º ao 9º ano iniciaram a atividade com a leitura de um texto informativo sobre o bullying, com o objetivo de promover a conscientização e incentivar atitudes de respeito e empatia no ambiente escolar.
Após a leitura, cada estudante escreveu em um post-it uma mensagem de alerta ou conscientização contra o bullying, reforçando a importância de combater qualquer forma de violência ou discriminação.
Já os estudantes do 4º e 5º anos participaram de uma leitura compartilhada e rodas de conversa. O 4º ano realizou a leitura – “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!”, enquanto o 5º ano trabalhou com a obra “Planeta dos Carecas”. As histórias serviram de ponto de partida para debates sobre o respeito às diferenças, a empatia e a valorização de cada pessoa como ela é.
Podcast
Como desdobramento das atividades, os alunos dos 9º anos gravaram um podcast com o tema Bullying, sob orientação do professor Enoque, da disciplina de História. A gravação permitiu aos estudantes expressarem suas reflexões e aprendizados de forma criativa e colaborativa, fortalecendo o engajamento com a temática.
Na manhã do dia 27 de junho, alunos e professores reuniram-se para colar no mural da escola os post-its produzidos durante a Parada da Leitura. As mensagens, escritas pelos próprios estudantes, transformaram os espaços escolares em painéis de empatia, respeito e incentivo à convivência saudável.
“A ação teve como propósito sensibilizar toda a comunidade escolar sobre os impactos do bullying e reforçar a importância de atitudes solidárias para a construção de um ambiente acolhedor, seguro e livre de violência”, finaliza diretora Gigliola Aparecida Penazzo Vinci.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.