A primeira atividade foi realizada na unidade escolar, no formato de oficina temática intitulada: Polímeros: mocinhos ou vilões? Vamos descobrir?
Os estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, que oferta ensino em tempo integral, em Dourados, juntamente com a professora de química Érica Cristina, participaram, nos dias 17 e 18 de outubro, de ações promovidas pelo curso de Química da UFGD
As ações são relativas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve como temática “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. A primeira atividade foi realizada na escola, no formato de oficina temática intitulada: Polímeros: mocinhos ou vilões? Vamos descobrir? Assim, aos estudantes foram apresentados os conceitos básicos sobre a química dos polímeros e suas aplicações no cotidiano.
Para finalizar, os estudantes realizaram vários experimentos sobre a densidade dos polímeros em diversos meios. A segunda atividade foi uma visita técnica aos laboratórios de química na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Nesta visita, eles puderam conhecer toda a infraestrutura da universidade, assistir a uma palestra com o professor doutor Herbet sobre os cursos de licenciatura e bacharelado em Química, campos de trabalho e base salarial e ao final realizaram no laboratório de ensino diversos experimentos químicos.
Dentre eles, acidez e basicidade por colorimetria, processos de purificação da água e por fim uma simulação de fogos de artifícios utilizando metais da tabela periódica, todos os conteúdos teóricos foram lecionados anteriormente pela professora Érica.
“Foi uma aula experimental muito divertida e rica em conhecimentos e que ficará guardado na memória dos nossos discentes”, menciona professora Érica Cristina.
“A Escola Estadual Rita Angelina tem como missão tornar estimulador e agradável o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma educação transformadora, junto com parcerias das universidades o nosso propósito vem sendo alcançado”, finaliza gestora Rosalina de Fátima Altrão Carvalho.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.