O programa visa expandir o acesso à formação técnica, oferecendo itinerários formativos em diversas áreas e se alinhando às diretrizes nacionais para o eixo estratégico da educação profissional e tecnológica.
Na Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel, em Rio Verde de Mato Grosso, ocorreu, nos dias 25 e 26 de setembro, a divulgação do Programa EPT SED/2026 (Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Estado de Educação/2026). A proposta busca ampliar o acesso à formação técnica gratuita integrada ao Ensino Médio, qualificando os estudantes para o futuro.
Na unidade escolar, está sendo ofertado o curso técnico em Administração, estruturado em etapas ao longo dos três anos do Ensino Médio: 1º ano: Assistente Administrativo; 2º ano: Analista de Marketing; 3º ano: Projeto de Inovação. Ao final de cada etapa, o estudante recebe um certificado conforme seu desempenho e, ao concluir os três anos, obtém a diplomação em curso técnico.
Os cursos são oferecidos gratuitamente, com entrega de material didático e oportunidades de atividades extracurriculares. Em outras escolas da rede estadual também são disponibilizados cursos nas áreas de Saúde, Informática, Turismo, Agronegócio, entre outras, de acordo com a vocação de cada unidade.
Escuta Estudantil
Um dos diferenciais do programa é a participação ativa dos estudantes: por meio de consulta virtual, eles puderam votar nas áreas de interesse para a futura oferta de novos cursos. Essa escuta fortalece uma educação técnica mais alinhada às expectativas dos jovens e às demandas do mundo do trabalho.
Após concluir o curso técnico, o estudante ainda pode optar por realizar um segundo percurso formativo online, conquistando mais um diploma técnico além do já obtido na escola.
O EPT SED/2026 reafirma o compromisso com uma educação pública de qualidade, gratuita e inovadora, preparando os jovens tanto para o mundo profissional quanto para a vida acadêmica.
A atividade foi conduzida pelo professor supervisor de Educação Profissional Douglas William Ferreira Nogueira, juntamente com o diretor escolar Nilceu Peixoto, a diretora adjunta Laisa Aragão, o coordenador pedagógico Genivaldo Rodrigues e o PCPI Diego Souza.
“Essa ação foi fundamental para fornecer as bases de conhecimento aos alunos, orientando-os para a realização da pré-matrícula e, em seguida, a efetivação da matrícula para o ano letivo de 2026”, finaliza diretor Nilceu Peixoto.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.