O intuito foi de fomentar a participação dos alunos nos projetos escolares e colocar em destaque os conteúdos que eles já estão habituados em sala de aula
Na Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, em Dourados, foi realizada a Gincana de Matemática, as provas foram realizadas por alunos das turmas do 9º ano do ensino fundamental, como projeto da área de Matemática, em comemoração do Dia do Estudante.
A estratégia criada pela escola foi com o intuito de fomentar a participação desses alunos nos projetos escolares e colocar em destaque os conteúdos que os estudantes já estão habituados em sala de aula.
A gincana contou com provas que exigiam agilidade, raciocínio lógico e conhecimentos básicos da disciplina. A novidade da vez foi articular a Gincana com a Avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico), que tem como público participante as turmas de 9º ano.
Entre as brincadeiras, estavam a montagem de imagens com Tangram e estimativa; a resolução de questões que continha em seu enunciado descritores de Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações, Álgebra e Frações; e Tratamento da informação, conteúdos presentes na avaliação que ocorrerá no final de outubro deste ano.
Para o corpo docente, a gincana serviu também como uma análise dos conteúdos preteridos para que haja um resgate dos possíveis conteúdos omissos para um bom desempenho para a avaliação do SAEB.
Na palavras dos alunos, a importância da participação não só ressalta o comprometimento e interesse pela disciplina, mas também comove e resgata os estudante para participação dos eventos escolar, “além de reconhecer e parabenizar o aluno, destinando a sua data para uma dinâmica que une a turma e apresenta resultados”, finaliza diretora Regina Rozania Lima de Araújo.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.