Campo Grande (MS) – Os 27 diretores finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2017 já estão em Brasília para participar da reunião de preparação para um intercâmbio nos Estados Unidos, entre os dias 4 e 14 de março. Eles representam os 26 estados do país e o Distrito Federal, sendo escolhidos entre mais de quatro mil participantes. Integra o grupo a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral – Escola da Autoria, Ernângela Calixto.
Nesta quinta-feira (1º), eles estão na sede do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), para conhecerem os detalhes da viagem. Na programação do dia, almoço oferecido pela Embaixada América. O embarque para o Estados Unidos será no sábado (3), às 18 horas.
Classificada entre as melhores escolas do Brasil pela segunda vez, a diretora Ernângela leva ao exterior o orgulho de fazer parte da educação sul-mato-grossense. “Me sinto, neste momento, representando todas as escolas públicas de Mato Grosso do Sul, Estado que está em desenvolvimento, sempre em busca de mais qualidade na educação”, afirma a diretora da escola da Vila Moreninha, Campo Grande, que em 2017 ficou entre as cinco finalistas.
Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública de todo o país. Para participar, o diretor teve que fazer uma autoavaliação de sua gestão, elaborando um plano de ação, com o apoio da comunidade escolar.
Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011 tornou-se bianual. Em mais de duas décadas, aproximadamente 40 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 9 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. A viagem de intercâmbio é uma premiação para os 27 representantes das escolas que conquistaram o título “Referência Estadual”.