A OICEA visa despertar e incentivar o estudo das Ciências e da Tecnologia, em crianças, adolescentes e jovens de todo o Brasil, em especial, estudantes de escolas e universidades públicas
Estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) foram medalhistas da 1ª Edição da Olimpíada Internacional de Ciências e Engenharia Aeroespacial – OICEA 2023.
Os 14 estudantes de Campo Grande e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul foram medalhistas de ouro, prata e bronze, eles são etendidos pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), foram divididos em 03 times, tendo participado na categoria 2 (Institutos Federais, Colégios Militares, Escolas privadas, Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAHS ou similares, Escolas Técnicas públicas ou privadas).
O time “AstroCap” composto pelos estudantes do nível fundamental, Arthur Pereira Vale, Julia Alves Barbosa, Miguel Pergher Oliveira e Yann Matheus Ferreira de Melo, todos da cidade de Campo Grande, medalharam ouro; o time “Space and Time”, composto pelos estudantes do nível médio, Agnes Escobar de Souza, Cássio Queiroz Minozzo, Isabelle Castro el Cheikh, Julia Silva Manzano, Marco Antônio Pereira e Guilherme Giovane Ribeiro de Moraes, todos da cidade de Campo Grande, medalharam prata
O time “Save Gaia”, composto pelos estudantes do nível fundamental, Daniel Lima Pimentel, Graziely Borges Valençoela, de Campo Grande, Caio Mendes Cruz de Souza, de Terenos e Felipe Carvalho Ferreira, de Dourados, medalharam bronze.
Os estudantes foram orientados pela professora doutora Ana Paula Floriano, do atendimento educacional especializado – AEE em Química, sob coordenação da coordenadora pedagógica Cynthia Garcia Oliveira.
A Olimpíada é realizada pelo Instituto Alpha Lumen de apoio ao talento, sendo resultado de um programa STEAM para Educação Tecnológica, abrangendo múltiplas plataformas para o acesso, motivação e aprendizagem de tecnologias da informação, programação e robótica.
A OICEA dentre outros objetivos, visa despertar e incentivar o estudo das Ciências e da Tecnologia, em crianças, adolescentes e jovens de todo o Brasil, em especial, estudantes de escolas e Universidades Públicas, conectando-os com a área STEAM e os aproximando de especialistas, cientistas e empresas de tecnologia.
Ao longo da Olimpíada, os participantes foram desafiados a resolver problemas de Matemática aplicada e lógica computacional, estudar e apresentar problemas presentes em suas comunidades locais, regionais ou nacionais associados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e propor soluções. A primeira etapa da OICEA foi multidisciplinar e exigia, além da Matemática, disciplinas de conhecimentos em Ciências, que foram dados necessários para as resoluções dos problemas matemáticos propostos pela prova.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, parabeniza os medalhistas “a OICEA mostrou a tecnologia, a Matemática e a Ciências como ferramenta na geração de soluções efetivas para a sociedade, além da inclusão e do desenvolvimento socioeconômico. Os estudantes terem medalhado nessa Olimpíada, asseverou o preparo e envolvimento frente à grandes competições”, finaliza.
Adersino Junior, SED
Foto: Arquivo CEAM/AHS