Campo Grande (MS) – Estudantes do ensino médio da Escola Estadual General Malan, participante do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), realizaram nos dias 4 e 5 de julho, com apoio dos professores Caio Cezar Braga Bressan e Geonise Marques Vignoli, projeto de composição musical em um dos lugares mais belos de Campo Grande, o Parque das Nações Indígenas.
A visita ao parque consiste em observar, analisar e gravar diversas paisagens sonoras, complementando o conteúdo previsto pela escola para o segundo bimestre. A análise e observação ajudam na percepção dos sons do ambiente em uma paisagem natural e a conscientização da presença desses sons. As gravações serão utilizadas para uma reinterpretação da paisagem e a composição de peças musicais.
Essa ação integra a atividade eletiva que faz parte do componente curricular do Protagonismo Juvenil correspondente à oferta de atividades relacionadas ao campo de Integração Curricular do Ensino Médio, em consonância com a proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação (SED), que objetiva apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, promovendo a elaboração do redesenho curricular, o desenvolvimento de um currículo mais dinâmico e flexível que contemple os conhecimentos das diferentes áreas numa perspectiva interdisciplinar e articulada à realidade dos estudantes, suas necessidades, expectativas e projetos de vida.