Campo Grande (MS) – Anualmente, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realiza a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), com objetivo de estimular o jovem cientista das escolas públicas e privadas e incentivar a criatividade e a reflexão dos estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Na edição 2016, realizada este mês, a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul está sendo representada pela Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, que no ano passado apresentou diversos trabalhos durante feiras realizadas no Estado. Além dos resultados inerentes ao desenvolvimento dessas pesquisas relacionados aos conhecimentos obtidos, a escola foi premiada com o credenciamento de dois trabalhos para a Febrace.
Os trabalhos selecionados para a feira foram “Confecção de cera depilatória etnofarmacológica com função anestésica e hidratante a partir de extratos de cupuaçu (Theoleroma grandeflorum), cacau (Theolerama cacavo), óleo de amêndoas (Amygdalus sp.) e jambu (Spilanthes acmella)” e “Extração do Etanol obtido a partir do bagaço de laranja”. Estes trabalhos foram desenvolvidos no laboratório científico da escola, soborientação e supervisão dos professores regentes e do professor gerenciador de laboratório.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) incentiva a realização da iniciação científica nas escolas da Rede Estadual de Ensino e reconhece a importância da utilização de atividades experimentais, permeando as práticas pedagógicas dentro da escola a fim de ampliar o interesse do estudante pelo estudo, estimular uma aprendizagem eficaz e aproximar a teoria e a prática.
A participação das estudantes na Febrace teve o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) de Mato Grosso do Sul, que tem por finalidade conceder apoio financeiro e incentivar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Estado, executados por pesquisadores vinculados às Instituições de ensino e/ou pesquisa, públicas ou privadas.